Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasil cai para a Coreia e encerra campanha histórica no Mundial

Bruna Takahashi foi a única brasileira que venceu um duelo contra as sul-coreanas, válido pelas oitavas de final do Mundial por Equipes

Bruna Takahashi vibrando em uma partida do Mundial por Equipes de tênis de mesa (Foto: WTT)
(Foto: WTT)

Em 2014, o time feminino do Brasil conseguiu, pela primeira vez, a classificação para a primeira divisão do Campeonato Mundial por Equipes de tênis de mesa – na época, existiam outras divisões do torneio. Agora, uma década depois, a equipe brasileira fez história e encerrou sua campanha na edição de Busan com uma colocação inédita. No masculino, a seleção foi derrotada pela Croácia por 3 a 0 na primeira rodada do eliminatório.

No início da manhã desta quarta-feira (21), o Brasil caiu nas oitavas de final do Mundial para a Coreia do Sul, seleção dona da casa e quinta melhor equipe do mundo, pelo placar de 3 a 1. A derrota veio menos de cinco horas depois da classificação sobre a Hungria, na fase de 16 avos. Esta foi a melhor campanha do tênis de mesa feminino brasileiro na história da competição. Anteriormente, elas nunca haviam superado a fase de grupos do torneio.

Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da Federação Internacional (ITTF) elogiou a trajetória das jogadoras brasileiras. “Estou extremamente orgulhoso com a participação do Brasil neste Mundial – no caso do feminino, a melhor da História. Mas não somente a classificação histórica, mas a forma guerreira e corajosa da equipe. Enfrentou de igual para igual a poderosa equipe da Coreia, produziu uma virada fantástica contra Luxemburgo, além de também bater Hungria, uma das potências da Europa”, disse o presidente.

Sobre o confronto

O duelo contra a Coreia do Sul começou com Bruna Takahashi (22ª do ranking mundial) aprontando uma surpresa. Em longos cinco sets, ela bateu Shin Yubin, oitava melhor atleta do mundo na atualidade e medalhista de bronze nos Jogos Asiáticos, por 3 a 2 (7/11, 11/7, 11/9, 6/11 e 11/8).

Na sequência, as sul-coreanas, que eram as favoritas naturais no confronto, dominaram todas as partidas. Vitórias em sets diretos de Jeon Jihee (21ª) sobre Giulia Takahashi (86ª), com parciais de 11/9, 11/7 e 11/2; de Lee Zion (44ª) contra Bruna Alexandre (227ª), por 11/5, 11/8 e 11/4; e de Jeon Jihee, mais uma vez, agora sobre Bruna Takahashi, parciais de 11/7, 11/1 e 11/3 no placar.

Além disso, em sua campanha, a equipe brasileira mostrou clara evolução nas mesas em Busan, na Coreia do Sul. Em 2018, por exemplo, o Brasil foi dominado por Luxemburgo, país em que este ano elas triunfaram na fase de grupos. Além da vitória sobre a Hungria no mata-mata, o time verde-amarelo também venceu Irã e África do Sul, em duelos realizados na fase inicial.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Tênis de Mesa