Siga o OTD

Tênis de Mesa

Em busca de virar ídolo, Calderano encara desafio no Qatar

ITTF

Hugo Calderano fala sobre se tornar um ídolo no tênis de mesa, projeta Top-10, mas avisa: “Não é a linha de chegada.” O brasileiro volta a ação nesta quinta-feira (8), no Aberto do Catar. 

O começo de 2018 tem sido espetacular para Hugo Calderano. Na primeira competição do Circuito Mundial, foi medalha de bronze no Aberto da Hungria. Semanas depois, foi fundamental para a classificação do Liebherr Ochsenhausen, clube que defende na Alemanha, para a semifinal da Champions League. Para completar, na última semana se tornou o primeiro brasileiro a entrar no Top-15 do ranking mundial,e comemorou também a primeira aparição do Brasil no Top-10 por equipes, confirmando o momento de ouro que vive o tênis de mesa do país.

Nesta semana, o desafio será o Aberto do Qatar, a partir de quinta-feira (8). O torneio é uma etapa Platinum do Circuito Mundial, uma espécie de Grand Slam se comparado com o tênis. Pela primeira vez na carreira, ele entra direto na chave principal desse tipo de torneio graças ao seu posicionamento no ranking mundial da ITTF (15º).

+CONFIRA AS NOTÍCIAS DO TÊNIS DE MESA NO OTD

Sensação em um esporte pouco valorizado no Brasil, Hugo Calderano sabe da missão árdua que é trazer a atenção do público brasileiro para a modalidade. Um bom resultado num torneio tão importante quanto o Aberto do Catar é fundamental para a popularização do tênis de mesa e também para inspirar quem está começando. “Inspirar jovens atletas sempre foi um dos meus objetivos com o tênis de mesa e espero ajudar na popularização do esporte nos próximos anos. Sei que precisamos de ídolos e de alguém pra torcer nas competições mais importantes!”

Hugo Calderano é o melhor representante dessa fase dourada nas mesas. A sensação de apenas 21 anos já escreveu seu nome na história do esporte brasileiro. Mas, como contou em entrevista exlcusiva ao OTD, seus planos não param por aí. O jovem mesatenista sonha alto. “Estou subindo consistentemente no ranking e espero continuar essa ascensão e chegar no Top 10, quem sabe ainda esse ano. Mas sei que ainda tenho um longo caminho pela frente, e que o Top 10 também não é a “linha de chegada”.

Calderano acabou eliminado nas oitavas-de-final nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, igualando o feito de seu chará, Hugo Hoyama, com apenas 19 anos de idade. Em evolução constante, o brasileiro está focado para os próximos jogos.”Tenho objetivos mais altos de conseguir medalhas em campeonatos mundiais e Olimpíadas, então vou manter o foco e continuar treinando muito forte para alcançá-los”, promete.

Time de Hugo Calderano busca vaga na semi da Champions League

Na Bundesliga e na Champions League, Hugo defende o Liebherr Ochsenhausen // Divulgação

Ao lado de Eric Jouti e Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano atingiu resultados importantes na Copa do Mundo de Tênis de Mesa, em Londres. Apesar da eliminação contra os anfitriões ingleses nas quartas de final, o Brasil teve campanha histórica, ficando pela primeira vez entre os oito primeiros.

No próximo desafio por equipes, o Mundial de Tênis de Mesa, na Suécia, o time brasileiro terá uma pedreira. “Pegamos um grupo muito forte. A China, que é quase imbatível, Portugal, como segundo do grupo, Rússia, República Tcheca e Coreia do Norte. Três equipes avançam em cada grupo, então acredito que será uma briga entre os últimos 5 do grupo pelas 2 últimas vagas. Todas as equipes têm bons jogadores e são muito perigosas, mas acho que se jogarmos em nosso melhor nível temos boas chances de passar de grupo.” O Mundial de Tênis de Mesa de Halmstad acontece entre os dias 29 de abril e 6 de maio.

Mais em Tênis de Mesa