Siga o OTD

Brasil encerra caminhada na Copa do Mundo com derrota amarga

Tênis de Mesa

Brasil encerra caminhada na Copa do Mundo com derrota amarga

O Time Brasil deu adeus à Copa do Mundo de Tênis de Mesa, perdendo para os donos da casa. Hugo Calderano não repetiu seu desempenho e perdeu seu confronto. 

O Brasil encerrou uma grande participação na Copa do Mundo de Tênis de Mesa por equipes. Classificado em 1º lugar do Grupo em Londres, a equipe brasileira formada por Eric Jouti (92º), Gustavo Tsuboi (66º) e Hugo Calderano (16º) enfrentou o time da Inglaterra nesta sexta-feira (23). A derrota veio de maneira amarga, com virada nas duplas e Calderano, maior esperança brasileira, perdendo seu confronto de maneira avassaladora. O resultado de 3 a 1 dá um ponto final à uma ótima campanha dos mesatenistas brasileiros em Londres.

O duelo

Eric Jouti e Gustavo Tsuboi começaram a disputa entre Brasil e Inglaterra. A dupla começou muito bem contra Samuel Walker (81º) e Paul Drinkhall (35º). Nos dois primeiros sets, domínio total brasileiro e parciais favoráveis de 11 a 5 e 11 a 7. O time inglês, no entanto, estava em casa e contava com toda a torcida a favor. A reviravolta foi fulminante. Drinkhall e Walker viraram com placares de 11 a 4, 11 a 7 e e 11 a 5. Brasil saiu atrás com gosto amargo.

Calderano, melhor brasileiro em ação, enfrentou Liam Pitchford (85º) para empatar a partida, mas não começou bem. O inglês abriu dois sets a zero. 11 a 4 e 11 a 6. O brasileiro parece ter sucumbido à pressão da torcida londrina e não conseguiu segurar o inglês. A vitória por 3 a 0 veio em mais um set de 11 a 6 de Pitchford.

A derrota de Calderano parecia ter terminado de desequilibrar a equipe brasileira. Gustavo Tsuboi enfrentou Paul Drinkhall no último suspiro do Time Brasil e parecia confirmar que o dia não era mesmo dos mesatenistas. O inglês abriu 2 a 0 com 11 a 8 e 11 a 6. Tsuboi, no entanto, iniciou ótima reação ao diminuir o placar para 2 a 1, vencendo por 14 a 12. 11 a 4 e 11 a 6 nos últimos sets deram sobrevida ao Brasil em Londres.

Eric Jouti teve a responsabilidade de manter o Brasil vivo. No começo, contra Liam Pitchford, o brasileiro abriu 1 a 0 (11 a 6). Apesar disso, Pitchford conseguiu a virada vencendo por 11 a 5 e 11 a 6. No último set, melhor para os donos da casa, 11 a 9. 3 a 1 no jogo.

Com o placar, o Brasil dá adeus ao torneio nas quartas de final. Hugo Calderano já havia projetado o resultado antes da Copa do Mundo, e segundo o mesatenista, a chance de medalhas não era grande. Apesar disso, a derrota para a Inglaterra, que conta com mesatenistas não tão bem ranqueados é amarga e encerra uma participação ótima do Brasil na Copa do Mundo de Tênis de Mesa por equipes.

 

Mais em Tênis de Mesa