Siga o OTD

Tênis de Mesa

Luca Kumahara se despedirá da seleção feminina após Mundial

Luca Kumahara anunciou que o Mundial de tênis de mesa na África do Sul será sua última competição pela seleção feminina do Brasil

Luca Kumahara olha para a bola antes de rebatê-la
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

O mesatenista Luca Kumahara fará sua última competição pela seleção feminina do Brasil no Campeonato Mundial de tênis de mesa, que acontece no final deste mês, em Durban, na África do Sul. O primeiro atleta publicamente transgênero da modalidade iniciará o processo de transição hormonal após a competição, para competir no masculino no futuro.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A informação foi confirmada pelo atleta nesta segunda-feira (15) em entrevista ao GE. “Meu próximo torneio na África do Sul vai ser minha despedida do feminino. Eu vou finalizar minha carreira no feminino nesse campeonato. Será meu último torneio”, revelou Luca na entrevista. O atleta, que já participou de duas Olimpíada, tinha planos de concluir o ciclo olímpico com a equipe feminina. Mas Luca decidiu por encerrar sua jornada na seleção feminina, após não concordar com uma mudança do comando técnico da equipe. No início do mês, o treinador Hideo Yamamoto foi subistitúido por Jorge Finck no time.
+ Carol Meligeni é campeã de torneio ITF na Espanha
+ Bia Haddad Maia avança às quartas de final em Roma

+ Eduardo Ribeiro fura o quali do Challenger de Oeiras
+ Cauã Diniz se classifica para o Mundial Júnior de triatlo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Quando tracei meu plano de tentar jogar até Paris, a minha decisão teve como base minha história na seleção. Eu sentia que eu podia aportar ainda para a equipe, que a gente poderia tentar o ouro nos Jogos Pan-Americanos e classificar para Paris-2023. E quando fizeram a troca do técnico para o Hideo nesse novo ciclo, eu sentia que, finalmente, a gente tinha uma equipe completa para brigar por esse ouro”, afirmou.

Mudança de planos

De acordo com o atleta, a mudança repentina na comissão técnica do Brasil o fez repensar os seus planos. Luca Kumahara e as demais jogadoras da seleção tentaram brigar para que Hideo Yamamoto retornasse à seleção, mas a demanda do time não foi atendida pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

A Federação Internacional da modalidade ainda não definiu as regas que Luca Kumahara terá que seguir para poder competir internacionalmente no masculino. Mas o atleta deve fazer sua estreia entre os homens na Copa da Espanha, representando o seu clube, o Priego de Córdoba.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Tênis de Mesa