Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Paulo Salmin e Bruna Alexandre disputam final do Mundial

Paulo Salmin e Bruna Alexandre estão em uma das finais de duplas mistas do Mundial Paralímpico de tênis de mesa. Cátia e Marilane levaram bronze no feminino

Paulo Salmin e Bruna Alexandre posam para foto com um dos treinadores do Brasil
(Foto: André Soares/CBTM)

O Brasil já garantiu duas medalhas no Campeonato Mundial Paralímpico de tênis de mesa, disputado em Granada, na Espanha. Paulo Salmin Filho e Bruna Alexandre avançaram para a final de duplas mistas – classe XD17, enquanto Cátia Oliveira e Marilane Amaral perderam na semifinal e vão receber a medalha de bronze.

+ Brasil avança para as quartas de final no Mundial de vôlei sentado

A delegação brasileira começou o dia com três duplas ainda com chances de medalha no Mundial. Paulo Salmin e Bruna Alexandre entraram em ação primeiro nas quartas de final, onde derrotaram os franceses Lucas Didies e Lucie Hautiere por 3 a 0 (parciais de 11/9, 11/7 e 11/6), garantindo pelo menos a medalha de bronze.

Na semifinal, Paulo e Bruna tiveram um duelo emocionante contra os poloneses Piotr Grudzein e Karolina Pek. Os brasileiros saíram na frente, mas viram os poloneses vencer o segundo set. No terceiro, Grudzein/Pek abriu 7/0 no placar, mas Paulo e Bruna conseguiram virar a parcial, salvando dois set points dos europeus. Ao final, os brasileiros conseguiram vencer por 3 a 1 (11/5, 5/11, 12/10 e 11/9) e se classificaram para a disputa do ouro. “Foi um jogo muito eletrizante e estamos muito felizes. Muito obrigada a todos pela torcida”, afirmou Bruna Alexandre após a partida. Os brasileiros enfrentam Peter Rosenmaier e Thea Nielsen na final nesta terça-feira (8).

Cátia e Marilane

Nas duplas femininas – classe WD5, Cátia Oliveira e Marilane Amaral começaram o dia fazendo o último jogo da dupla na fase de grupos da competição. Elas venceram Ana Prulovic e Sanja Mijatovic, da Sérvia, por 3 a 0 (11/7, 11/6 e 11/8) e garantiram a segunda colocação da chave, além de mais uma medalha para o Brasil no Mundial Paralímpico de tênis de mesa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na semifinal, Cátia e Marilane enfrentaram as italianas Giada Rossi e Michela Brunelli. A dupla da Itália começou melhor na partida e venceu o primeiro set por 11/6. As brasileiras melhoraram o ritmo de jogo a partir do segundo set, mas as italianas conseguiram fechar o jogo por 3 a 0 (parciais de 11/6, 13/11 e 11/7).

Lucas e Joyce param nas quartas

Os brasileiros Lucas Carvalhal e Joyce de Oliveira foram eliminados nas quartas de final das duplas mistas – classe XD10. A dupla do Brasil saiu na frente, mas acabou perdendo por 3 a 1 (9/11, 11/5 11/7 e 11/6) para Wanchai Chaiwutt e Wijittra Jaion da Tailândia.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia