Siga o OTD

Tênis de Mesa

Impecável, Calderano bate francês e conquista WTT Contender de Túnis

Impecável, Hugo Calderano vence promessa francesa por 4 a 1 e conquista o título do WTT Contender de Túnis

Hugo Calderano WTT Contender de Túnis
Hugo Calderano com seu potente backhand (Foto: Divulgação/WTT)

Hugo Calderano é campeão do WTT Contender de Túnis! Após uma campanha irretocável, o brasileiro derrotou a promessa francesa Alexis Lebrun por 4 sets a 1 (11/7, 11/6, 11/7, 10/12 e 11/3) na grande final, disputada na manhã deste sábado (06). Este é o seu segundo título no novo Circuito Mundial de tênis de mesa.

+ Marcelo Melo e Raven Klaasen chegam à final do ATP 250 de Los Cabos

Sexto colocado do ranking mundial, Hugo Calderano entrou no WTT Contender de Túnis como o cabeça de chave número 2. Antes de chegar na final, ele venceu quatro adversários, todos asiáticos, e sem perder nenhum set. O brasileiro havia derrotado o taiwanês Chen Chien-An (116º), o chinês Liu Dingsho (47º), o taiwanês Liao Cheng-Ting (102º) e o sul-coreano Jang Woojin (31º).

Já Alexis Lebrun não chegou ao WTT Contender de Túnis como um dos grandes favoritos ao título. Com apenas 18 anos e na 37ª colocação do ranking mundial, ganhou força ao longo da competição, ganhando suas partidas com autoridade. Ele, inclusive, foi o responsável por eliminar o japonês Tomokazu Harimoto, número 4 do mundo, por 3 sets a 0, ainda nas oitavas de final.

Alexis Lebrun WTT Contender de Túnis
Alexis Lebrun vibra com vitória no WTT Contender de Túnis (Foto: WTT)

Além de todos esses ingredientes, entrou também para o clima do jogo o fato de que Calderano e Lebrun já haviam se enfrentado em maio deste ano, no Desafio Brasil x França de Tênis de Mesa, disputado no Rio de Janeiro. Na ocasião, o brasileiro levou a melhor após um jogaço e conseguiu a vitória por 3 sets a 2.

A grande final

Como esperado, a decisão do WTT Contender de Túnis começou bem equilibrada. Com um backhand potente, Calderano abriu vantagem na metade do primeiro set e se manteve a frente até fechar em 11 a 7. Já na segunda parcial, o francês iniciou melhor e abriu 3 a 1. No entanto, Hugo logo reagiu, emplacou sete pontos seguidos para fazer 8 a 4, administrou a vantagem e venceu o set por 11 a 6.

Hugo Calderano WTT tênis de mesa Contender de Túnis
Hugo Calderano em ação na Tunísia (Foto: WTT)

Assim como na parcial anterior, Lebrun começou melhor no terceiro set, mas Calderano reagiu. O francês anotou 5 a 2 e o brasileiro empatou, o que obrigou o jovem europeu a pedir tempo técnico. De nada adiantou. Lebrun pareceu ter sentido o poderio do brasileiro e cometeu erros seguidos. Calderano se aproveitou e fechou o set em 11 a 7.

O quarto set foi o mais equilibrado. Após trocações de pontos, Calderano abriu 9 a 6 de vantagem, mas Lebrun empatou. O brasileiro ainda teve um match point e o francês anotou três pontos seguidos para fechar em 12 a 10. Calderano não se abateu com seu primeiro set perdido na competição e voltou com tudo para a quinta parcial. De forma impecável, abriu desde o começo e fechou em 11 a 3.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Segundo título no circuito

Este é o segundo título de Hugo Calderano no novo Circuito Mundial de tênis de mesa (WTT), implementado em 2021. Em setembro do ano passado, logo após os Jogos Olímpicos de Tóquio, o brasileiro conquistou o WTT Star Contender de Doha após vencer o esloveno Darko Jorgic na final. Durante este quase um ano após a conquista, Hugo, hoje com 26 anos, chegou a atingir a terceira colocação do ranking mundial, a melhor posição de um atleta das Américas na história.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis de Mesa