Siga o OTD

Tênis de Mesa

Impecável, Calderano bate francês e conquista WTT Contender de Túnis

Impecável, Hugo Calderano vence promessa francesa por 4 a 1 e conquista o título do WTT Contender de Túnis

Hugo Calderano WTT Contender de Túnis
Hugo Calderano com seu potente backhand (Foto: Divulgação/WTT)

Hugo Calderano é campeão do WTT Contender de Túnis! Após uma campanha irretocável, o brasileiro derrotou a promessa francesa Alexis Lebrun por 4 sets a 1 (11/7, 11/6, 11/7, 10/12 e 11/3) na grande final, disputada na manhã deste sábado (06). Este é o seu segundo título no novo Circuito Mundial de tênis de mesa.

+ Marcelo Melo e Raven Klaasen chegam à final do ATP 250 de Los Cabos

Sexto colocado do ranking mundial, Hugo Calderano entrou no WTT Contender de Túnis como o cabeça de chave número 2. Antes de chegar na final, ele venceu quatro adversários, todos asiáticos, e sem perder nenhum set. O brasileiro havia derrotado o taiwanês Chen Chien-An (116º), o chinês Liu Dingsho (47º), o taiwanês Liao Cheng-Ting (102º) e o sul-coreano Jang Woojin (31º).

Já Alexis Lebrun não chegou ao WTT Contender de Túnis como um dos grandes favoritos ao título. Com apenas 18 anos e na 37ª colocação do ranking mundial, ganhou força ao longo da competição, ganhando suas partidas com autoridade. Ele, inclusive, foi o responsável por eliminar o japonês Tomokazu Harimoto, número 4 do mundo, por 3 sets a 0, ainda nas oitavas de final.

Alexis Lebrun WTT Contender de Túnis
Alexis Lebrun vibra com vitória no WTT Contender de Túnis (Foto: WTT)

Além de todos esses ingredientes, entrou também para o clima do jogo o fato de que Calderano e Lebrun já haviam se enfrentado em maio deste ano, no Desafio Brasil x França de Tênis de Mesa, disputado no Rio de Janeiro. Na ocasião, o brasileiro levou a melhor após um jogaço e conseguiu a vitória por 3 sets a 2.

A grande final

Como esperado, a decisão do WTT Contender de Túnis começou bem equilibrada. Com um backhand potente, Calderano abriu vantagem na metade do primeiro set e se manteve a frente até fechar em 11 a 7. Já na segunda parcial, o francês iniciou melhor e abriu 3 a 1. No entanto, Hugo logo reagiu, emplacou sete pontos seguidos para fazer 8 a 4, administrou a vantagem e venceu o set por 11 a 6.

Hugo Calderano WTT tênis de mesa Contender de Túnis
Hugo Calderano em ação na Tunísia (Foto: WTT)

Assim como na parcial anterior, Lebrun começou melhor no terceiro set, mas Calderano reagiu. O francês anotou 5 a 2 e o brasileiro empatou, o que obrigou o jovem europeu a pedir tempo técnico. De nada adiantou. Lebrun pareceu ter sentido o poderio do brasileiro e cometeu erros seguidos. Calderano se aproveitou e fechou o set em 11 a 7.

O quarto set foi o mais equilibrado. Após trocações de pontos, Calderano abriu 9 a 6 de vantagem, mas Lebrun empatou. O brasileiro ainda teve um match point e o francês anotou três pontos seguidos para fechar em 12 a 10. Calderano não se abateu com seu primeiro set perdido na competição e voltou com tudo para a quinta parcial. De forma impecável, abriu desde o começo e fechou em 11 a 3.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Segundo título no circuito

Este é o segundo título de Hugo Calderano no novo Circuito Mundial de tênis de mesa (WTT), implementado em 2021. Em setembro do ano passado, logo após os Jogos Olímpicos de Tóquio, o brasileiro conquistou o WTT Star Contender de Doha após vencer o esloveno Darko Jorgic na final. Durante este quase um ano após a conquista, Hugo, hoje com 26 anos, chegou a atingir a terceira colocação do ranking mundial, a melhor posição de um atleta das Américas na história.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Tênis de Mesa