Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano vence o Star Contender de Doha e conquista maior vitória da carreira

Hugo Calderano leva o título do Star Contender de Doha e conquista o melhor resultado da carreira

Hugo Calderano Star Contender Doha campeão medalha de ouro troféu
(WTT)

Hugo Calderano conquistou o maior resultado da carreira neste sábado (25) ao sagrar-se campeão do WTT Star Contender de Doha de tênis de mesa. Ele enfrentou na final o esloveno Darko Jorgic e venceu por 4 a 2 no Lusail Sports Arena, com parciais de 11/5, 6/11, 10/12, 11/9, 11/3 e 11/9. O Star Contender equivale ao antigo Platinum, torneio de mais alto nível do circuito excetuando-se o Campeonato Mundial e a Copa do Mundo. Calderano já havia conseguiu chegar na decisão de um Platinum, curiosamente também no Catar, em 2018, quando ficou com o vice-campeonato.

“Estou muito feliz. Foi um jogo muito complicado, fisicamente e mentalmente, provavelmente não foi no melhor nível possível. Acho que nós dois estávamos cansados pelo torneio. Fui capaz de me pressionar e lidar com a situação, então estou muito feliz com minha performance”, disse o campeão, que falou também sobre a felicidade com a conquista. “Ganhar o título é bom, claro, mas é ótimo subir no ranking mundial. Eu estou muito feliz, agora pretendo descansar um pouco e me preparar para os próximos torneios”, finalizou Calderano. “Posso dizer que estou muito feliz de ver que o trabalho do Hugo foi recompensado. Ele jogou muito bem, com uma intensidade muito alta. Isso é uma grande satisfação”, disse o técnico Jean-René Mounié, logo após a conquista em Doha.

Um pra cada lado

No primeiro game da final, o brasileiro, número 8 do ranking mundial, abriu 4 a 0, mas logo Jorgic, 25º do mundo, reagiu e empatou. Calderano voltou a abrir, 7 a 4, e desta vez não permitiu que o rival voltasse ao jogo. Seguiu controlando as ações e fechou em 11 a 5. A segunda parcial foi toda do esloveno, que logo abriu 9 a 1. Calderano ainda ensaiou voltar para o jogo, descontou para 9 a 6, mas a seguir o adversário marcou dois pontos seguidos e fechou o game em 11 a 6 para empatar a decisão.

Virada, revirada e título

Darko Jorgic começou melhor também a terceira parcial e chegou a fazer 6 a 2. Calderano, porém, não só buscou o empate como também passou à frente anotando seis pontos em sequência para fazer 8 a 6. Ele conseguiu chegar ao game point no 10 a 7, mas, desta vez, foi o esloveno que escalou o marcador anotando cinco pontos seguidos para fazer 12 a 10 e virar para 2 a 1 o placar da decisão. O quarto game foi ponto a ponto, sempre com o Darko na frente do marcador, até que Calderano tomou as rédeas do jogo na reta final, empatou no 9 a 9 e cravou 11 a 9 empatando novamente a disputa pelo título de campeão.

O embalo continuou no início do quinto game e o brasileiro fez 5 a 0 logo de cara, ampliando a vantagem para 10 a 2 sem muita dificuldade. Jorgic ainda descontou um ponto, mas Hugo Calderano fez 3 a 2 no jogo com 11 a 3 na parcial. Faltava apenas um game para a vitória. O início do sexto foi com o brasileiro abrindo 2 a 0 e mantendo a curta vantagem até conseguir ampliar para 8 a 3, mas não havia nada decidido. Jorgic descontou os cinco e empatou no 8 a 8 em um erro de saque do brasileiro. Calderano, porém, reagiu, marcou dois seguidos e chegou ao championship point com 10 a 8. Ainda assim nada estava ganho. O esloveno fez 10 a 9, mas a seguir Calderano fechou em 11 a 9 em um erro do rival (veja abaixo o ponto final).

Semifinal contra Pitchford

Para chegar na final e ser campeão do Star Contender de Doha, o brasileiro passou na semi pelo inglês Liam Pitchford, 15° do mundo, fazendo por 4 a 1 (11/2, 11/8, 8/11, 11/5 e 11/9) em partida realizada também neste sábado. Calderano começou arrasador e não deu chances ao inglês no primeiro game, abrindo logo 8 a 0. Dali em diante foi quase uma formalidade até fazer 1 a 0. Na segunda parcial, Pitchford conseguiu entrar no jogo, mas Calderano ainda era melhor nas ações ofensivas e na recepção, abrindo 2 a 0.

O terceiro game foi o mais equilibrado de todos, com o inglês levando a melhor nos momentos finais e diminuindo a diferença para 2 a 1. Na sequência, Hugo Calderano voltou a tomar as rédeas do duelo, vencendo a quarta parcial sem maiores sustos. O quinto game também foi equilibrado até 9 a 9, quando Pitchford cometeu um erro na devolução e não conseguiu pegar o ataque seguinte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Caminho do campeão em Doha

A rota de Hugo Calderano até a final do Star Contender de Doha começou na segunda rodada da chave principal, já que ele entrou como segundo cabeça de chave. Lá, bateu o paraguaio Marcelo Aguirre por 3 a 0 sem maiores problemas. Fez 11/6, 11/6 e 11/7. A seguir, pelas oitavas, enfrentou o sul-coreano Lim Jonghonn e venceu por 3 a 1. Perdeu o primeiro game por 12 a 10, depois venceu os três seguintes por 12/10, 11/9 e 11/8. As quartas de final foram contra o francês Simon Gauzy, adversário que vinha sendo uma pedra no sapato do brasileiro. Desta vez, porém, Calderano marcou novo 3 a 1, novamente após perder a primeiro game. As parciais foram de 8/11, 11/4, 11/3 e 12/10.

Mais em Tênis de Mesa