Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano é derrotado de virada e para nas quartas no Mundial

Hugo Calderano foi derrotado de virada pelo chinês Liang Jingkun, por 4 a 3, e parou nas quartas de final no Mundial de tênis de mesa, a melhor campanha da história do Brasil

Hugo Calderano Campeonato Pan-Americano de tênis de Mesa Mundial de tênis de mesa
(Santiago Regaira/ITTF Americas)

Ele fez história! Na madrugada deste domingo (28), Hugo Calderano encerrou a melhor participação do Brasil em um Mundial de tênis de mesa. Na competição disputada nos Estados Unidos, o brasileiro, atual número quatro do mundo, chegou a abrir 3 a 0, mas sofreu a virada e foi derrotado pelo chinês Liang Jingkun por 4 a 3 e ficou sem a medalha.

Mesmo com a derrota, Hugo Calderano fez a melhor campanha da história do Brasil no Mundial de tênis de mesa, colocando o país pela primeira vez nas quartas de final.

-Brasil dispara no quadro de medalhas do judô com mais três ouros

O jogo

O duelo contra o chinês começou com Hugo Calderano fazendo 2 a 0 no primeiro set. Sem se assustar, Liang conseguiu a virada para 3 a 2 logo em seguida. Como resposta, o brasileiro passou a ser mais agressivo e voltou a liderar, com 5 a 3. Na sequência, o brasileiro não deixou mais que o adversário assumisse a liderança. Desta forma, Calderano fechou em 11 a 8 e fez 1 a 0 no duelo.

Atrás do placar, Liang começou o segundo set melhor e abriu 2 a 0 no placar. Como resposta, Hugo Calderano cresceu e passou a frente com 4 a 3. Precisando da vitória, o mesatenista chinês equilibrou mais uma vez o duelo e a parcial ficou empatada em 6 a 6. Em seguia, Liang abriu uma diferença, com 9 a 6, e colocou pressão em Hugo. Como resposta, o brasileiro pontuou três vezes seguidas e igualou mais uma vez, com 9 a 9. Neste momento, Calderano cresceu. Depois de salvar três set points, o atleta do Brasil fechou em 14 a 12 e abriu 2 a 0 nas quartas de final do Mundial de tênis de mesa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Embalado pelo bom momento, Calderano inciou o terceiro set fazendo 3 a 0 no placar. Precisando reagir, o chinês passou a arriscar ainda mais e encostou, com 5 a 3, e empatou na sequência em 5 a 5. Com tudo igual, Liang cresceu e chegou a assumir a liderança; Contudo, Hugo voltou a ser efetivo, teve mais volume e fez 11 a 8, abrindo 3 a 0.

Com as costas na parede, Liang foi para o tudo ou nada e conseguiu uma sobrevida. Arriscando absolutamente tudo, o chinês fez 5 a 0. Jogando um ponto de cada vez, Hugo Calderano cresceu mais uma vez e empatou o marcador em 5 a 5. Com o momento a seu favor, o brasileiro passou a frente. Contudo, jogando a sua vida no Mundial de tênnis de mesa, o atleta da China foi para cima e fez 10 a 7. Com a diferença, Liang soube controlar o ímpeto de Calderano e fez 11 a 7.

Embalado por ter ganho seu primeiro set, Liang passou a dominar as ações do duelo. Conseguindo levar Calderano para trás, o chinês castigava o jogo do brasileiro e, dessa forma, controlou o quinto set, fechando em 11 a 4.

Com o momento todo para si, Liang abriu 3 a 1 no começo do sexto set. Mais agressivo, como foi nos três primeiros sets, Hugo Calderano conseguiu o empate em 3 a 3. Neste momento, nenhum dos dois atletas conseguiu abrir vantagem e o duelo chegou empatado em 8 a 8 para a reta final. Neste momento, o chinês foi melhor, aproveitou de alguns erros do brasileiro, fez 11 a 8 e forçou o último set.

O desempate

Dono do momento nas quartas de final do Mundial de tênis de mesa, Liang abriu o último set fazendo 3 a 0. Atrás do placar, Hugo Calderano passou a arriscar mais e a diferença no placar subiu para 6 a 2. Na reta final, o chinês voltou a controlar as ações e colocou 8 a 3 no marcador. Com as costas na parede, Calderano passou a jogar um ponto de cada vez e encostou no placar, com 9 a 7. Contudo, o atleta da China manteve a diferença de dois pontos e confirmou a virada com um 11 a 8.

Mais em Tênis de Mesa