Siga o OTD

Tênis de Mesa

Giulia Takahashi conquista o bronze no WTT Youth Contender da Eslováquia

Além da medalha de Giulia, dia ainda teve classificação dela e de Laura Watanabe para a fase principal no sub-19 e de Leonardo Iizuka no sub-15 na Hungria

Giulia Takahashi
Giulia Takahashi e o troféu conquistado no WTT Youth Contender. Foto: Hideo Yamamoto.

O tênis de mesa brasileiro conquistou mais um grande resultado no Circuito Mundial de Jovens, o WTT Youth Series. Nesta terça-feira (2), Giulia Takahashi trabalhou bastante e conquistou a medalha de bronze no torneio sub-17 do WTT Youth Contender, em Senec, na Eslováquia, ao ter alcançado as semifinais da competição.

O segundo dia da Seleção Brasileira de base na Europa ainda teve a classificação de Giulia e Laura Watanabe para a fase decisiva no sub-19, além da qualificação de Leonardo Iizuka para as eliminatórias no sub-15 do WTT Youth Contender da Hungria, que está sendo realizado em Szombathely.

-Henrique Avancini dá show e fecha temporada com título brasileiro

O pódio brasileiro começou a ser construído no final de tarde eslovaco. Giulia foi à mesa contra a alemã Lea Lachenmayer pelas quartas de final e a superou por 3 a 1, com parciais de 1/11, 11/7, 11/9 e 11/6. Posteriormente, a luta por uma vaga na final foi contra a indiana Yashaswini Ghorpade em que a atleta do Brasil acabou não conseguindo encaixar o jogo e foi batida por 3 a 0 (7/11, 7/11 e 4/11).

“Eu sabia que as partidas seriam difíceis e bem disputadas. Contra a alemã, eu e o Hideo (Yamamoto, treinador da Seleção) conseguimos achar uma estratégia na qual deu certo depois que eu perdi o primeiro set. Depois, continuei focada e consegui fazer um bom jogo”, avaliou a brasileira sobre o jogo das quartas de final.

“Contra a indiana era um estilo que não estou muito acostumada, mas fiz o meu melhor e saio com cabeça erguida, pois sei que fiz o meu melhor”, complementou sobre o revés na semifinal.

Mais Brasil

No sub-19, o país garantiu as duas representantes na fase decisiva da competição. Giulia e Laura Watanabe tiveram um grande desempenho nos grupos e garantiram um lugar na fase de 32 e nas oitavas de final, respectivamente.

Giulia ficou na segunda colocação do Grupo 5 ao ter sido superada pela indiana Nithya Mani por 3 a 1 (6/11, 11/2, 6/11 e 9/11) e por ter vencido a sueca Leah Muskantor por 3 a 2 (11/6, 9/11, 8/11, 16/14 e 11/6). Classificada, ela encara outra atleta nórdica na fase de 32: Ramona Betz, da Finlândia, nesta quarta-feira (3), às 5h30 (de Brasília).

Laura fez uma primeira fase espetacular e terminou na liderança do Grupo 7. A brasileira triunfou nos dois jogos do triangular por 3 a 0 sobre a holandesa Chana Van der Venne (11/4, 11/3 e 11/9) e sobre a espanhola Elvira Rad (11/9, 12/10 e 12/10) e, agora, espera a adversária das oitavas, que vai sair do embate entre Brianna Burgos, de Porto Rico, e Emine Ernst, da Holanda.

+Com sete brasileiros, Mundial de tênis de mesa de Houston confirma seus participantes

“No começo do campeonato era uma incógnita, pois as meninas ficaram muito tempo afastadas do circuito europeu, então eu não sabia como elas viriam. O mais importante é a adaptabilidade, elas teriam de se adaptar o mais rápido possível ao estilo de jogo das europeias, que têm uma bola mais forte e rápida. Ao longo do campeonato, elas foram pegando o ritmo de jogo das adversárias e as duas estão conseguindo fazer um campeonato muito bom”, elogiou o técnico Hideo Yamamoto.

Na competição da Eslováquia, o Brasil ainda teve mais uma atleta em ação: Beatriz Fiore. Ela disputou o torneio sub-15, mas acabou não saindo do Grupo 1 ao ter sido derrotada nas suas duas partidas contra a polonesa Zofia Sliwka e a indiana Suhana Saini.

Leonardo Iizuka avança na Hungria

Dois brasileiros também estão na disputa do WTT Youth Contender, em Szombathely, na Hungria. Leonardo Iizuka foi à mesa para buscar uma vaga nas eliminatórias do campeonato sub-15 e ele conseguiu. No Grupo 10, o mesa-tenista terminou na liderança ao bater Kenny Ly, do Canadá, por 3 a 0 (11/9, 11/3 e 11/5) e o austríaco Franciszek Kolodziejczyk pelo mesmo placar, parciais de 11/8, 11/9, 11/6. Com a classificação, Iizuka volta à mesa nesta quarta-feira para encarar o esloveno Brin Petrovski, às 7h.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Diogo Silva também esteve em ação na Hungria, mas acabou não avançando no sub-19. Pelo Grupo 3, ele foi derrotado nos dois jogos disputados (diante do tcheco Simon Belik e do indiano Himnakulhpuingheta Jeho) e acabou se despedindo do campeonato.

Mais em Tênis de Mesa