Siga o OTD

Tênis de Mesa

‘É só o começo, tem muito por vir ainda’, diz Calderano após taça histórica

Brasileiro destaca preparação para a Olimpíada como fundamental para conquistar a maior vitória do tênis de mesa do país e já aponta para o futuro

Hugo Calderano campeão Star Contender Catar
(Remy Gros/WTT)

Hugo Calderano conquistou a maior vitória do tênis de mesa do Brasil ao ser campeão do Star Contender do Catar neste sábado (25). Foi o primeiro título de um brasileiro em um torneio deste nível, o antigo Platinum, abaixo apenas da Copa do Mundo e do Mundial no principal circuito da modalidade. Pouco depois do feito, o carioca de 25 anos destacou a preparação para os Jogos Olímpicos como fundamental para o título e já apontou para o futuro.

“Fiz um torneio muito bom do início ao fim. Consegui impor o meu jogo desde o primeiro confronto, estava me sentindo muito bem. Acho que consegui aproveitar também a preparação que fiz até a Olimpíada, isso me ajudou, pois consegui manter a minha motivação. Estava bem motivado, bem concentrado. Tive jogos muito bons, com adversários muito fortes pela frente”, analisou Hugo Calderano, atleta do Time Nissan. “Fico muito feliz com esse título, é o mais expressivo até aqui. Vou continuar trabalhando muito, acho que é só o começo, tem muito por vir ainda.”

Top 5?

A vitória no Star Contender do Catar começou pela segunda rodada da chave principal, onde bateu o paraguaio Marcelo Aguirre por 3 a 0 sem maiores problemas. A seguir, pelas oitavas, enfrentou o sul-coreano Lim Jonghonn e venceu por 3 a 1 após perder o primeiro game. As quartas foram contra o francês Simon Gauzy, adversário que vinha sendo uma pedra no sapato do brasileiro. Desta vez, porém, Calderano marcou novo 3 a 1, novamente após perder a primeiro game. Na semifinal duelo contra o inglês Liam Pitchford e vitória por 4 a 1 e, na decisão, batalha de seis games contra o esloveno Darko Jorgic para ser campeão com 4 a 2 no placar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Consegui superar o cansaço físico. Os jogos da semifinal e final foram quase seguidos, não tivemos tempo de descanso. Na final, teve alguns momentos em que estava realmente muito difícil continuar a empurrar meus limites, mas com a parte mental, consegui ‘esquecer’ esse cansaço e me concentrar em colocar toda a minha energia no jogo.” Com o resultado, é real a possibilidade de o brasileiro aparecer na quinta colocação do ranking mundial de tênis de mesa, lugar onde nunca ele ou qualquer outro conterrâneo já conseguiu alcançar. Hugo Calderano já foi sexto em diversas oportunidades e, antes do torneio que foi campeão, no Catar, era o oitavo.

Mais em Tênis de Mesa