Siga o OTD

Tênis de Mesa

Cazuo Matsumoto e Giulia Takahashi conquistam os Absolutos do TMB Platinum

Representante do Brasil nos Jogos de 2016 e jovem talento conquistam um dos principais torneios do tênis de mesa nacional

Cazuo Matsumoto e Giulia Takahashi são arrasadores e levam os Absolutos A do TMB Platinum
(Miriam Jerske)

O talento é comum, a diferença fica apenas na idade. Cazuo Matsumoto (Ass.Concordiense de TM-SC), 36 anos, e Giulia Takahashi (SERC Santa Maria/São Caetano-SP), com apenas 16, foram os campeões dos Absolutos A no TMB Platinum Ciclo II, uma das três principais competições nacionais da temporada 2021, disputada no ginásio do Praia Clube, em Uberlândia (MG). A final do torneio aconteceu na tarde deste domingo (26).

Cazuo Matsumoto representou o Brasil nos Jogos do Rio, em 2016. Depois, optou por se dedicar ao trabalho de técnico, no Itaim Keiko/JJ Yamada e em sua própria academia, a Match Point, ao lado da esposa e também atleta olímpica Jessica Yamada. Afastado das competições nacionais, voltou neste mês de setembro para disputar o TMB Challenge Plus, no Maranhão, e, agora, o TMB Platinum. Foi ouro nas duas oportunidades.

+ ‘É só o começo, tem muito por vir ainda’, diz Calderano após taça histórica

Na decisão, ele mostrou uma forma exuberante. Derrotou Richard Pinheiro (CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/Fupes-SP), atual campeão brasileiro do Absoluto A, por 3 a 0 (11/4, 11/2 e 11/9), sem dar muitas chances ao adversário, abusando do saque canhoto e do estilo caneteiro que o consagrou.  

“Também me supreendi! No Maranhão, eu disse para a Jessica que eu só queria aguentar até o final. E aqui, vim com o mesmo espirito, para tentar dar bom exemplo para os meus alunos. Acho que o trabalho como técnico me ajudou muito na parte tática. Quando eu era apenas jogador, tinha muita coisa que eu precisava estar treinado para fazer. E agora, para dar instrução aos meus alunos, eu preciso pensar o que ele precisa fazer no momento contra o adversário na mesa”, relata o campeão

Entre as mulheres, Giulia Takahashi foi dominante na competição. A reserva da equipe brasileira nos Jogos de Tóquio foi campeã sem perder nenhum set e provou que está cada vez mais pronta para brilhar com a camisa da Seleção Brasileira principal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na decisão, ela venceu sua colega de clube, Livia Lima (11/6, 11/7 e 11/7). E não se mostrou incomodada com o cansaço de ter participado de todo o período com a Seleção feminina em Tóquio, além de ter disputado o Campeonato Pan-Americano Sub-15 e Sub-19, em Santo Domingo, na República Dominicana.

“Nos Jogos Olímpicos, aprendi bastante, muita coisa mesmo. Quando cheguei ao Brasil, passei a treinar a parte mental, técnica e a parte física. Me senti mais preparada no Campeonato Pan-Americano. Quando cheguei aqui, fiz o meu melhor, consegui fazer meu jogo”, disse Giulia.  

Veja quem foram os outros campeões do domingo, fechando o TMB Platinum:

Absoluto B Feminino – Giovana Shiozaki (Clube Ituano de Esportes-SP)

Absoluto B Masculino – Abimael Araújo (SERC Santa Maria/São Caetano-SP)

Absoluto C Feminino – Julia Hatakeyama (CT Morimoto-MT)

Absoluto C Masculino – Eduardo Rondini (Ass.Nikkei São José dos Campos-SP)

Absoluto D Feminino – Juliana Costa (União Cultural e Esportiva Guarulhense-SP)

Absoluto D Masculino – Mateus Ponchio (Academia de Tênis de Mesa Life Pong-SP)

Absoluto E Masculino – Julio Festa (Sociedade Thalia Curitiba-PR)

Absoluto F Masculino – Charles Kulhawa (Círculo Militar de Campo Grande-MS).

Mais em Tênis de Mesa