Siga o OTD

Gustavo Tsuboi

Tóquio 2020

Gustavo Tsuboi comemora evolução e se prepara para sua quarta Olimpíada

Brasileiro treina com a seleção na Alemanha, depois de um período no Brasil, e destaca grandes resultados contra atletas de alto nível

(Divulgação/ITTF)

Gustavo Tsuboi comemora evolução e se prepara para sua quarta Olimpíada

Às vésperas de sua quarta Olimpíada na carreira, Gustavo Tsuboi acumula experiência e evolução técnica e mental desde a última edição no Rio, em 2016. Depois de um período de treinamentos em São Caetano do Sul (SP), o brasileiro intensifica a preparação com seus companheiros de seleção na Alemanha. A atmosfera dos Jogos de Tóquio, para ele, é uma incógnita em meio à pandemia da Covid-19. Mas no aspecto esportivo, a sensação é de que pode “jogar de igual para igual com os melhores do mundo”.

Tsuboi está na segunda fase de sua preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Juntamente com Vitor Ishiy, Hugo Calderano e Eric Jouti, além da comissão técnica da seleção, ele treina em Ochsenhausen, na Alemanha, com foco e intensidade. A terceira e última parada será já no Japão, onde a equipe brasileira vai ajustar os últimos detalhes antes da competição olímpica.

+Revezamento 4x200m livre feminino é confirmado em Tóquio

A primeira fase foi realizada no Brasil, depois de poucos dias de férias. Os treinamentos começaram em São Caetano do Sul, em São Paulo, com outros atletas e com Francisco Arado, o Paco, técnico da seleção brasileira. Esse período durou cerca de um mês, antes da volta à Europa. E o saldo, segundo o atleta, é positivo. “Me sinto bem melhor preparado do que nas edições anteriores. Obtive uma evolução técnica, mental e física, tenho bem mais experiência atualmente para fazer o meu melhor”, destacou.

Evolução

Além disso, Gustavo Tsuboi acredita que está num grande momento e que poderá fazer uma boa participação em Tóquio, acima do que conseguiu em 2016: “Muito tempo passou de lá para cá. Consegui evoluir mentalmente e tecnicamente. Os resultados que eu obtive nas competições internacionais e na liga alemã, a Bundesliga, foram bem promissores para mim. Então isso me deu uma perspectiva boa de que eu estou fazendo um bom trabalho, evoluindo e conseguindo competir com os melhores do mundo”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Para ilustrar sua evolução, o brasileiro, 37º colocado no ranking mundial, relembra sua atuação no WTT Star Contender, competição de elite do Circuito Mundial que aconteceu em março deste ano. Na ocasião, Gustavo Tsuboi conseguiu duas grandes vitórias: contra o dinamarquês Jonathan Groth (31º) e contra o japonês Koki Niwa (17º), um dos representantes do país na Olimpíada de Tóquio. 

“Isso me deu um gás e uma motivação a mais, saber que posso jogar de igual para igual com os melhores do mundo. Confirma a evolução, que realmente aconteceu. Para Tóquio, queremos um melhor resultado. Temos uma equipe bem competitiva e conseguimos enfrentar de igual para igual qualquer país, qualquer adversário”, finalizou.

Mais em Tóquio 2020