Siga o OTD

Tênis de Mesa

Torneios voltam em novembro com Copas do Mundo e Finals

Federação internacional divulgou que retomada dos eventos será na China e Hugo Calderano tem vaga para ambas as do masculino

Hugo Calderano Tênis de Mesa ITTF Copa do Mundo
Hugo Calderano está apto para disputar a Copa do Mundo e o ITTF Finals (BeLa Sportfoto)

A China foi o local definido pela ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) para a retomada dos eventos internacionais da modalidade. A entidade máxima do esporte divulgou nesta sexta-feira (4) a confirmação de três competições, com as duas primeiras em novembro de 2020. As edições da Copa do Mundo, masculina e feminina, e o ITTF Finals serão os torneios que recolocarão os principais atletas do mundo em ação.

Desses três, a Copa do Mundo feminina será a primeira no calendário, pois está marcada para ocorrer de 8 a 10 de novembro. Na sequência, será a edição masculina, de 13 a 15 do mesmo mês. Os torneios reunião 20 participantes, com as presenças dos campeões mundiais, continentais (África, América e Europa) e melhores do ranking (Ásia e Oceania). A ITTF definiu o critério de no máximo dois atletas por país.

Após as edições feminina e masculina da Copa do Mundo, o tênis de mesa volta a ter competição em dezembro, com o ITTF Finals, previsto para ser realizado de 10 a 13 de dezembro. Para este torneio, a entidade máxima da modalidade definiu que poderão participar os 16 melhores do ranking mundial tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Os inscritos para todos os eventos serão divulgados mais adiante.

Calderano e corrida olímpica

O brasileiro Hugo Calderano está habilitado a disputar as duas competições, pois conquistou o título do Pan-Americano no início de 2020, superando o compatriota Gustavo Tsuboi na decisão. Além disso, ele ocupa a sexta posição do ranking mundial.

O Brasil pode ter um segundo representante na Copa do Mundo, já que Tsuboi foi o vice-campeão continental.

A retomada do calendário do tênis de mesa marca também a reabertura da pontuação para o ranking mundial, que estava congelado desde março.

+ Equipe masculina busca surpreender em Tóquio

Retorno seguro

Tênis de Mesa ITTF Copa do Mundo
Os três eventos marcados para 2020 serão na China (Facebook/ITTFWorld)

A Copa do Mundo entre os homens que, anteriormente estava marcada Düsseldorf, na Alemanha, e a feminina, que seria disputada em Bangcoc, na Tailândia, foi realocada para a China para minimizar os deslocamentos e realizar uma transição das atividades nacionais para internacionais de forma mais suave.

Para garantir a realização dos eventos, a ITTF contou com o apoio da CTTA (Associação Chinesa de Tênis de Mesa).

“Garantir um retorno seguro ao tênis de mesa internacional tem sido nossa maior prioridade desde o início da pandemia e, portanto, estou muito satisfeito que, com o apoio fantástico e trabalho árduo realizado por todos na ITTF ao longo de vários meses, conseguimos garantir a volta dos eventos antes do final de 2020”, afirmou Thomas Weikert, presidente da ITTF.

+ Tênis de mesa brasileiro sonha com inédito ouro em Tóquio

“É muito significativo que a ITTF tenha escolhido a China como sede para reiniciar as competições depois de um ano extremamente desafiador para o nosso esporte. A CTTA tem a honra de poder ajudar a trazer os torneios internacionais de tênis de mesa de volta à ação. Graças a muitos meses de trabalho realizado pela ITTF e CTTA, conseguimos sair das trevas e celebrar o nosso regresso à mesa”, disse Liu Guoliang, mandatário da CTTA.

+ Irmãs Takahashi fazem primeiro treino internacional juntas

Cuidados sanitários

Tênis de Mesa ITTF Copa do Mundo
Serão dois eventos em novembro e o terceiro em dezembro (Facebook/ITTFWorld)

+ Ouro, voltar a andar e jogar bola: os planos de Cátia Oliveira

Para garantir a retomada com segurança, a ITTF está em contato frequente com a CTTA para que as medidas de segurança sejam colocadas em vigor para proteger atletas, técnicos, oficiais e equipe de apoio dentro da ‘bolha’ sanitária chinesa.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Este é um momento de imensa alegria para todos os membros da família internacional do tênis de mesa. Estamos trabalhando de perto sob a orientação e em cooperação com as autoridades relevantes na China e fazendo todo o possível para tornar os eventos um sucesso retumbante e para manter os jogadores seguros ao mesmo tempo”, concluiu Liu Guoliang.

Mais em Tênis de Mesa