8 5
Siga o OTD

Tênis

Heide e Zormann salvam dia do Brasil no quali do Rio Open

Gustavo Heide e Marcelo Zormann derrotaram o estadunidense Ryan Seggerman e o australiano John-Patrick Smith nas duplas no quali do Rio Open

Gustavo Heide Rio Open
Gustavo Heide, ao lado de Marcelo Zormann, seguem vivos no quali do Rio Open (Foto: @slyce.apparel)

O Brasil esteve em quadra neste sábado (15) em quatro jogos no primeiro dia do qualifying do Rio Open 2025. Foram três partidas de simples com brasileiro em ação e uma de duplas. E foi nas parcerias que saiu a única vitória na abertura do torneio. Gustavo Heide e Marcelo Zormann derrotaram, por 2 sets a 1, o estadunidense Ryan Seggerman e o australiano John-Patrick Smith. Nas disputas individuais aconteceram apenas despedidas. Mateus Alves perdeu do português Jaime Faria, mesmo resultado dos compatriotas João Lucas Reis contra Chun-Hsin Tseng, de Taiwan, e Karue Sel diante do argentino Camilo Carabelli.

Duplistas avançam

Gustavo Heide e Marcelo Zormann continuam sonhando com vaga na chave principal de duplas do Rio Open 2025. Os dois brasileiros saíram em vantagem, cederam o empate, mas foram mais eficientes no set decisivo, ganhando com parciais de 6/4, 6/7 e 10/4. No primeiro, os atletas do Brasil venceram por causa do excelente aproveitamento em pontos no segundo serviço. Eles marcaram 12 contra apenas quatro de Ryan Seggerman e John-Patrick Smith, que tiveram dificuldades quando precisaram do segundo saque, pressionados pelas devoluções dos brasileiros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

O equilíbrio persistiu na segunda parcial e os adversários venceram apenas no tie-break, quando fizeram 7 a 0. Assim como na primeira, o estadunidense e o australiano ganharam mais pontos com o primeiro saque. A diferença é que subiram de produção nos acertos com o segundo serviço. A dupla rival marcou cinco aces contra nenhum dos brasileiros. No set de desempate, o super tie-break, Gustavo Heide e Marcelo Zormann dominaram com o saque, com 100% de aproveitamento, sete em sete, e também pontuaram mais no serviço dos rivais, fechando em 10/4.

Na segunda e última rodada do quali, Gustavo Heide e Marcelo Zormann encaram a parceria formada pelo português Francisco Cabral e o pelo holandês Jean-Julien Rojer, dupla cabeça de chave número 1 do Rio Open 2025. A partida está marcada para este domingo (16), na quadra 1, e tem previsão de começar não antes das 17h.

Brasileiros derrotados no simples

Três atletas brasileiros tentaram avançar no primeiro dia do quali do Rio Open 2025 e nenhum deles obteve sucesso na chave de simples. O primeiro a entrar em quadra foi Mateus Alves e ele acabou batido pelo português Jaime Faria, por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 7/6 (7-4). No geral, o jogador europeu foi superior nos detalhes, já que marcou mais pontos com seu segundo saque e teve mais acertos também no segundo serviço do brasileiro.

Karue Sel encarou o cabeça de chave número do quali da chave de simples do Rio Open 2025 e dificultou bastante para ele. Apesar da dificuldade, o argentino Camilo Carabelli levou a melhor por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 6/4. Karue Sel foi o único brasileiro que não jogou na quadra Gustavo Kuerten, a principal do evento. Ele atuou na quadra 1 e perdeu porque o adversário sul-americano foi um pouco melhor em acertos com primeiro saque e mostrou superioridade também nas devoluções.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Por fim, em novo duelo com brasileiro em ação na Gustavo Kuerten, João Lucas Reis perdeu por 2 sets a 1, parciais de 6/7, 6/3 e 6/4 para Chun-Hsin Tseng, de Taiwan. A eficiência no primeiro serviço foi crucial para a vitória do atleta asiático diante do jogador do Brasil. Ambos anotaram 40 pontos iniciando o jogo com devoluções. Com o serviço em mãos, Chun-Hsin Tseng venceu 66 pontos contra 61 de João Lucas Reis. O rival foi superior também nas devoluções do primeiro saque.

Mais em Tênis