
João Fonseca alcança sua primeira final de um torneio nível ATP ao superar Laslo Djere, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar esse feito. Após vencer Mariano Navone de virada em uma batalha de 2h54min nas quartas de final, o tenista de 18 anos garantiu vaga na decisão do ATP 250 de Buenos Aires ao derrotar o sérvio neste sábado (15) por 2 sets a 1, com parciais de 7[7]/6[3], 5/7 e 6/1.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O primeiro set apresentou muito equilíbrio, com ambos os tenistas confirmando seus serviços nos primeiros games. Laslo Djere saiu na frente, mas João Fonseca manteve o ritmo e empatou em 2/2. O brasileiro seguiu firme, garantindo mais um game e mantendo a disputa acirrada em Buenos Aires. O sérvio chegou a liderar por um ponto de diferença, mas Fonseca reagiu, forçando o tie-break. No momento decisivo, o carioca conquistou duas quebras cruciais, abriu vantagem pela primeira vez e fechou o set em 7[7]/6[3].
Embalado pela vitória no set anterior, João começou bem a segunda parcial, mas Djere confirmou seu saque e deixou tudo igual. Na continuação, Djere mandou a bola para fora, permitindo a quebra de serviço para o brasileiro, que abriu 5/3. No entanto, o sérvio reagiu, salvou um match point, empatou a partida e, assumiu a liderança. Com um erro de João, que devolveu a bola para fora, Djere fechou o set em 5/7 e levou a decisão para o terceiro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
No set decisivo, João começou atrás, mas se recuperou e viu Djere parar na rede. Em seguida, o sérvio mandou a bola para fora, e o brasileiro confirmou o serviço para abrir 2/1. O jovem carioca chegou a sentir dores na região lateral do abdômen, recebeu atendimento do fisioterapeuta e, na volta, garantiu mais dois games para ampliar a vantagem. No ponto final, João fechou o terceiro set por 6/1 e carimbou sua vaga na final do ATP 250 de Buenos Aires.
Melo e Matos na final
Marcelo Melo e Rafael Matos garantiram vaga na final da chave de duplas do ATP 250 de Buenos Aires sem precisar entrar em quadra, após a desistência dos argentinos Francisco Cerúndolo e Tomás Etcheverry na semifinal. A dupla brasileira agora se prepara para a decisão neste domingo (16), onde enfrentará Guido Andreozzi e Théo Arribagé em busca do título.
- Bruna Alexandre e Sophia Kelmer vencem na estreia na Polônia
- Cabeça de chave n°1, Orlandinho vence na estreia em Girona
- Em busca de evolução, brasileiros disputam Copas do Mundo
- Lucas Pinheiro Braathen fica em quarto na final da Copa do Mundo
- Yaras vão a Hong Kong buscando repetir feito histórico
‘Potencial de fazer coisas gigantescas’
Neste domingo (16), por volta das 16h, João Fonseca disputa a decisão contra o argentino Francisco Cerúndolo, que derrotou o espanhol Pedro Martínez. A final terá transmissão exclusiva da ESPN2 e do Disney+. “Tudo o que o João vem construindo é muito inteligente e sustentável. Um título agora apenas confirmaria ainda mais o potencial que ele tem de fazer coisas gigantescas”, comentou Teliana Pereira, ex-tenista e comentarista da ESPN.
