Depois de muita espera dos fãs de tênis, as brasileiras Bia Haddad Maia e Luisa Stefani enfim jogaram juntas no circuito WTA. Elas estrearam no WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e venceram a ucraniana Nadiia Kichenok e a cazaque Anna Danilina de virada, por 2 sets a 1 (2/6, 7/5 e 10-6), na manhã desta terça-feira (06).
- Giovanni Vianna conquista a prata na Etapa de Sydney da SLS
- Flamengo e Minas dominam pódios no Brasileiro Pré-Infantil
- Eduardo Menezes é 17º no Grand Prix de San Miguel Allende
- NJ/NY Gotham vence na NWSL e se mantém na vice-liderança
- Boca Juniors elimina Santos e pega o Timão nas semis da Liberta
Bia e Luisa são as principais tenistas brasileiras da atualidade, mas jamais haviam jogado juntas em um evento WTA. Elas chegaram a disputar torneios ITF quando ainda tinham ranking baixo. A última vez que as brasileiras atuaram como dupla, aliás, foi em junho de 2019, quando foram campeãs do W80 de Ilkley, na Grã-Bretanha.
Atualmente, as duas são top-20 do mundo. Bia aparece na 13ª colocação do ranking mundial de simples e na 19ª posição nas duplas, enquanto Luisa é a 20ª do mundo nas duplas. Com a boa colocação, se colocaram como cabeças de chave número 2 em Abu Dhabi. Em sua estreia no torneio, demoraram certo tempo para se encaixar, mas depois deslancharam.
Como foi a estreia
Kichenok e Danilina se aproveitaram do ritmo lento das brasileiras no primeiro set para vencer a parcial por 6/2. Bia e Luisa entraram no jogo no segundo set e chegaram a ter três oportunidades de break antes de enfim quebrarem o serviço adversário para vencer por 7/5. A partida foi para o match tie-break, onde as brasileiras foram superiores e ganharam por 10-6.
Bia e Luisa tiveram aproveitamento de 63% no primeiro serviço e cometeram duas duplas faltas. Elas venceram 61% dos pontos em primeiro serviço e 58% no segundo serviço, contra 63% e 61% das adversárias. Apesar da vitória, as brasileiras venceram menos pontos: 63 contra 66. A dupla verde-amarela ainda anotou dois aces, incluindo um no último ponto da partida, com saque de Bia.
Sequência em Abu Dhabi
Com a vitória, Bia Haddad e Luisa Stefani se classificaram para as quartas de final do WTA 500 de Abu Dhabi. Agora, as brasileiras enfrentarão a parceria formada pelas estadunidenses Caroline Dolehide/Desirae Krawczyk. O duelo ainda não tem data para ocorrer, mas a tendência é que seja disputado na quinta-feira (08).
Vale destacar que Luisa Stefani foi campeã do WTA 500 de Abu Dhabi no ano passado, jogando ao lado da chinesa Shuai Zhang. Já Bia foi semifinalista em simples no ano passado. Nesta temporada, Bia ainda segue viva na chave individual. Ela superou sua estreia e está nas oitavas de final, onde enfrentará a polonesa Magda Linette nesta quarta-feira (07).