Siga o OTD

Tênis

Bia e Wild conhecem adversários do Australian Open

Sorteio definiu chaveamento dos brasileiros no Australian Open, que começa no próximo domingo

Bia Haddad com a raquete na mão em movimento de rebatida no Australian Open
(Foto: Jimmie48/WTA)

Foram sorteadas na noite desta quarta-feira (10) as chaves individuais do Australian Open, o primeiro Grand Slam de tênis da temporada. Bia Haddad Maia e Thiago Wild, únicos representantes do país em simples, conheceram seus adversários de estreia. Bia enfrentará a tcheca Linda Fruhvirtová, enquanto Wild jogará contra o russo Andrey Rublev. A competição começará no próximo domingo (14).

Número 11 do mundo, Bia Haddad é uma das cabeças de chave do torneio e, por isso, não poderá enfrentar adversárias de ranking maior do que o seu até as oitavas de final. Ela vai estrear contra Linda Fruhvirtová (84ª) e, em caso de vitória, enfrentará a espanhola Sara Sorribes Tormo (53ª) ou uma qualifier na segunda rodada. Em seguida, poderá jogar contra a francesa Alizé Cornet (112ª), a dinamarquesa Caroline Wozniacki (252ª) ou a polonesa Magda Linette (24ª).

Já nas oitavas de final, Bia poderá ter a grega Maria Sakkari (8ª), cabeça de chave número 8, ou a belga Elise Mertens (29ª), entre outras adversárias, pela frente. Seu cruzamento nas quartas de final será contra o quadrante que conta com a estadunidense Cori Gauff (4ª) e a francesa Caroline Garcia (20ª). Na semi, poderá jogar contra a belarrussa Aryna Sabalenka (2ª) ou a tunisiana Ons Jabeur (6ª).

Vale destacar que Bia Haddad jamais chegou na terceira rodada do Australian Open. Seus melhores resultados foram em 2018, 2019 e em 2022, quando foi até a segunda rodada. Na última temporada, ela caiu ainda na estreia. Considerando todos os Grand Slams, Bia foi semifinalista em Roland Garros na última temporada e parou nas oitavas de final em Wimbledon, também em 2023.

Thiago Wild enfrenta cabeça de chave

Thiago Wild, de boné branco e camiseta vermelha, fecha os punhos e vibra após ponto no Australian Open
Thiago Wild disputará o Australian Open pela primeira vez (Foto: Bettina Musatti)

Entre os homens, Thiago Wild terá uma pedreira logo de cara em sua primeira aparição no Australian Open. Número um do Brasil e número 78 do mundo, ele jogará contra o russo Andrey Rublev (5º), cabeça de chave número 5, na estreia do torneio. Caso avance, terá o estadunidense Christopher Eubanks (34º) ou o japonês Taro Daniel (64º) na segunda rodada.

Vale destacar que Wild já enfrentou um cabeça de chave em um Grand Slam uma vez e surpreendeu. O feito aconteceu em Roland Garros do ano passado, quando o paranaense de 23 anos superou o russo Daniil Medvedev, à época vice-líder do ranking mundial, na primeira rodada. Na ocasião, Wild avançou até a terceira rodada do torneio.

Ainda em seu quadrante inicial, Thiago Wild poderá jogar contra o estadunidense Sebastian Korda (29º) na terceira rodada e enfrentar o australiano Alex de Minaur (10º) ou o chileno Nicolás Jarry (18º) nas oitavas de final. Em seguida, nas quartas, cruzará contra o quadrante do italiano Jannik Sinner (4º). Uma possível semifinal poderá ser contra o sérvio Novak Djokovic (1º).

O Australian Open começará em 14 de janeiro. Bia Haddad e Thiago Wild serão os únicos representantes do país na chave individual, uma vez que Laura Pigossi e Felipe Meligeni caíram no qualifying. Bia e Wild também estão na chave de duplas, assim como Luisa Stefani, Marcelo Melo, Rafael Matos, Marcelo Demoliner e Ingrid Martins.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis