Siga o OTD

Tênis

Felipe Meligeni cai na 2ª rodada do quali do Australian Open

Brasileiro perdeu para holandês por 7/6 [5] e 6/1 e não avançou à última rodada do qualifying do Grand Slam

Felipe Meligeni faz movimento de rebatida da bolinha durante disputa do Australian Open
(Foto: Sportsfotograf.com)

O tenista brasileiro Felipe Meligeni Alves deu adeus ao sonho de disputar a chave principal do Australian Open pela primeira vez na carreira. Ele perdeu para o holandês Jesper de Jong por 2 sets a 0 (7/6 [5] e 6/1), na madrugada desta quinta-feira (11), e parou na segunda rodada do qualifying do primeiro Grand Slam da temporada.

Atualmente o 153º colocado do ranking mundial, Meligeni havia feito uma estreia sólida no quali, vencendo o estadunidense Michael Mmoh por 6/1 e 6/3, e chegou bem para enfrentar de Jong, número 148 do mundo. No entanto, o brasileiro acabou derrotado depois de 1h43 min de partida, que teve dois sets bem distintos.

Meligeni esteve a frente do placar em boa parte do primeiro set, ao ter uma quebra de vantagem em duas oportunidades. Ele chegou a sacar para fechar a parcial em 5/4, mas sofreu o empate. A definição ficou para o tie-break, que foi muito equilibrado e teve como vencedor De Jong, com placar de 7-5, com uma quebra acima.

Depois de sofrer a virada na primeira parcial, Meligeni não se encontrou no segundo set e o jogo escapou de suas mãos. O holandês abriu duas quebras de vantagem rapidamente e tomou conta da parcial. Meligeni ainda chegou a desperdiçar quatro break points no quarto game. No fim, De Jong venceu por 6/1.

Sem chave principal

Com a eliminação, Felipe Meligeni iguala seu melhor desempenho no Australian Open, repetindo 2021, quando também parou na segunda rodada do quali. Campineiro de 25 anos, o tenista disputou um único Grand Slam em sua carreira: o US Open de 2023, em que, inclusive, superou a primeira rodada. Ele já chegou na última rodada do quali em Roland Garros e em Wimbledon.

Sem Meligeni, o Brasil terá apenas um representante na chave principal do torneio individual masculino do AusOpen. Será Thiago Wild, 78º colocado do ranking mundial. Entre as mulheres, o país contará com Bia Haddad Maia, número 11 do mundo. Laura Pigossi participou do quali, mas caiu ainda na primeira rodada.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis