Siga o OTD

Tênis

Romboli derruba cabeças de chave e vai à final do Challenger de Maia

Fernando Romboli, junto com o polonês Szymon Walkow, vence jogaço e vai à final do Challenger de Maia

Fernando Romboli e parceiro polonês durante o Challenger de Maia
(Foto: Federação Portuguesa de Tênis)

O tenista brasileiro Fernando Romboli e o seu parceiro polonês Szymon Walkow venceram um jogaço nesta sexta-feira (1º) e chegaram na final do Challenger de Maia, em Portugal. Eles derrotaram a dupla cabeça de chave número 2 do torneio, formada pelo romeno Victor Cornea e pelo austríaco Philipp Oswald, por 2 sets a 1, em parciais de 3/6, 7/6 [11] e 12-10. Romboli busca o terceiro título na temporada.

Vindo de duas vitórias, Romboli e Walkow tiveram o jogo mais difícil pela frente na semifinal. Enfrentando a segunda parceria mais bem ranqueada da competição, eles saíram atrás, perdendo por 6/3. Já no segundo set, venceram após um longo tie-break, que terminou 13-11. Por fim, no match tie, mais uma vez as duplas trocaram pontos até o final, até que o brasileiro e o polonês ganharam por 12-10.

Assim, com o triunfo na nova partida, Fernando Romboli e Szymon Walkow se classificaram para a grande decisão do Challenger de Maia. Por lá, enfrentarão os italianos Marco Bortolotti/Andrea Vavassori, cabeças de chave número 1, ou os portugueses Nuno Borges/Francisco Cabral. O finalíssima ainda não tem data e hora para acontecer.

Subindo no ranking

Atualmente, Fernando Romboli aparece na 107ª colocação do ranking mundial de duplas. Com a campanha em solo português, está ganhando 40 pontos e, assim, está indo para o 104º posto. Em caso de título, o paulista de 34 anos poderá chegar na 101ª posição. O melhor ranking de sua vida é o 88º lugar, de julho do ano passado.

Em Maia, Romboli chegou em sua oitava final na temporada – todas de Challenger – e buscará seu terceiro título. Antes, venceu em San Benedetto del Tronto e em Todi, na Itália, tendo o compatriota Marcelo Zormann como parceiro. Considerando toda a carreira, Romboli tem 18 títulos e 20 vices de Challenger.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis