Siga o OTD

Tênis

Luisa Stefani e Laura Pigossi conhecem chaves do Pan

Medalhistas olímpicas Luisa Stefani e Laura Pigossi competirão juntas em Santiago, pela primeira vez após Tóquio-2020

Luisa Stefani e Laura Pigossi juntas no tênis feminino da Olimpíada de Tóquio-2020
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

A dupla LuLau está de volta! Pela primeira vez depois da histórica medalha no tênis feminino na Olimpíada de Tóquio-2020, as brasileiras Luisa Stefani e Laura Pigossi voltam a competir juntas, desta vez nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Elas conheceram suas adversárias de estreia da competição na noite deste domingo (22), assim como os outros quatro atletas que competirão na modalidade.

Luisa e Laura formam a dupla cabeça de chave número um e estão de bye na primeira rodada. Elas entram de forma direta nas oitavas de final, onde enfrentarão as equatorianas Mell Reasco e Camila Romero. Em caso de ida para as semifinais, poderão enfrentar as chilenas Fernanda Labraña e Alexa Guarachi, cabeças de chave número 3. Do outro lado da chave, há as colombianas Maria Herazo e Maria Pérez, segunda dupla mais bem ranqueada do torneio.

Luisa Stefani segura a bandeira do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
Luisa Stefani foi a porta-bandeira do Brasil em Santiago-2023 (Foto: Rafael Bello/COB)

As competições do tênis começarão nesta segunda-feira (23), no Centro Deportivo de Tênis, mas os torneios de duplas terão início na terça. Ainda não há programação oficial, mas como Luisa e Laura não jogarão a primeira rodada, é possível que elas também não estejam em quadra no primeiro dia. A final das duplas femininas acontecerá no domingo, às 17h (horário de Brasília).

Brasil favorito em outras chaves

Além de LuLau, o Brasil tem os atletas mais bem ranqueados em três dos outros quatro torneios do tênis. Um deles é no individual feminino, justamente com Laura Pigossi. A medalhista olímpica, que aparece na 148ª colocação do ranking mundial, terá uma vida tranquila até as quartas de final. Isto porque ela estreará contra a salvadorenha Sara Cruz (sem ranking) e pode enfrentar Arina Valitova, de São Cristóvão e Névis (1237º), nas oitavas.

Vale lembrar que as disputas individuais do tênis nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 darão vagas olímpicas para Paris-2024. Assim, essa será uma das principais chances de Laura de carimbar seu passaporte para a capital francesa, uma vez que suas possibilidades de classificação via ranking são remotas. Até chegar na final, a adversária de melhor ranking que Laura poderá enfrentar é a estadunidense Jamie Loeb (228ª).

Laura Pigossi sacando durante os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020
Laurinha busca sua vaga olímpica nos Jogos Pan-Americanos (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

Outra brasileira em ação no feminino é Carol Meligeni, 574ª colocada do ranking mundial e cabeça de chave número 6, que enfrentará a salvadorenha Daniela Aguilar (1283ª) na estreia. Ela só cruzará com a canadense Rebecca Marino, 160ª do mundo e segunda atleta favorita da competição, numa possível semifinal. Carol foi bronze em Lima-2019, jogando nas duplas femininas ao lado de Luisa Stefani.

Pelas duplas masculinas, Gustavo Heide e Marcelo Demoliner enfrentarão os jamaicanos Blaise Bicknell/Rowland Philips ou os estadunidenses Omni Kumar/Evan Zhu nas oitavas. Na chave de mistas, o próprio Demoliner se juntará à Stefani. Os dois enfrentarão os canadenses Justin Boulais/Rebecca Marino ou os hondurenhos Alejandro Obando/Natalie Espinal nas oitavas.

Individual masculino

Por fim, a única chave em que o Brasil não tem o cabeça de chave número 1 é no individual masculino. O país conta com Thiago Monteiro (126º), cabeça de chave número 4, e Gustavo Heide (254º), sexto cabeça de chave. Thiago enfrentará o costarriquenho Rodrigo Crespo (sem ranking) ou o peruano Conner del Pino (677º) em sua estreia, enquanto Heide terá o dominicano Roberto Cid (525º) ou o venezuelano Ricardo Rodriguez (1358º) pela frente.

Gustavo Heide com a raquete rebatendo bola
Gustavo Heide foi ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022 (Foto: Miriam Jeske/COB)

O torneio masculino, aliás, contará com atletas que costumam figurar em Challengers. O argentino Facundo Diaz Acosta (98º) é o principal ranqueado. A competição ainda tem o chileno Tomás Barrios Vera (107º), medalhista de prata em Lima-2019 após perder para o brasileiro João Menezes; o chileno Alejandro Tabilo (119º) e o argentino Facundo Bagnis (163º), entre outros.

Confira o chaveamento do tênis em Santiago-2023.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis