Siga o OTD

Santiago 2023

Luisa Stefani e mais cinco tenistas são convocados para o Pan

A Confederação Brasileira de Tênis chamou três tenistas de cada gênero para representar o país no Pan de Santiago, com destaque para Luisa

Na imagem, Laura Pigossi e Luisa Stefani no pódio.
Laura Pigossi e Luisa Stefani no pódio. Será que a dupla pode repetir o feito dois anos mais tarde? Foto: Wander Roberto/ COB

Está definido o Time Brasil que irá disputar os Jogos Pan-Americanos 2023. Nesta terça-feira (19), os capitães das equipes masculina e feminina, Jaime Oncins e Roberta Burzagli, respectivamente, anunciaram os tenistas que vão representar o país na competição. Primordialmente, o torneio ocorre de 20 de outubro a 5 de novembro, em Santiago, no Chile.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A escolha dos tenistas foi feita com base nos critérios estabelecidos pela CBT para os jogos. Assim, no masculino, foram convocados Thiago Monteiro, Marcelo Demoliner. Além disso, Gustavo Heide (por ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, em 2022, e garantido a vaga para o Pan). Por outro lado, no feminino, participam do Pan-Americano Laura Pigossi, Carolina Meligeni e Luisa Stefani.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Oncins deu o caminho que os atletas precisam percorrer para conquistarem uma medalha para o Brasil. “Esta é uma competição diferente do habitual, já que os tenistas estão jogando pelo país. Então o importante no Pan é manter o foco no jogo, nos treinamentos do dia a dia e se preparar da melhor forma para o torneio de tiro curto. Devemos trabalhar dessa forma”, explicou o capitão masculino.

Para Roberta, as expectativas de medalhas são boas, já que as características do local favorecem as brasileiras. “Temos uma equipe forte e as meninas gostam de jogar com um pouco de altitude. Então, vamos fazer de tudo para buscar novamente o pódio”, comentou a capitã. Ela também esteve nos Jogos Pan-Americanos de Lima, quando Luisa Stefani e Carol Meligeni conquistaram o bronze nas duplas.

Os atletas

Masculino

  • Thiago Monteiro – Atualmente é o 117º colocado do ranking ATP. O cearense conta com oito títulos ATP Challengers no currículo. Também vem da maior vitória da carreira, contra o número 4 do mundo, Holger Rune, pela Copa Davis.
  • Marcelo Demoliner – Único duplista no masculino, o gaúcho é o número 70 do ranking ATP. Na carreira, Demoliner possui cinco torneios ATP 250.
  • Gustavo Heide – Atleta da nova geração, o paulista de 21 anos é o 294º colocado do ranking ATP, melhor posição da carreira. O tenista já conta com seis títulos ITF, sendo o mais recente o M25 de Trujillo.

Feminino

  • Laura Pigossi – Número 130 do ranking WTA, a paulista faz uma boa temporada. Conquistou o maior título da carreira: o ENGIE Open ITF W60 de Feira de Santana. A tenista ainda conta com outros sete títulos, além da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao lado de Luisa Stefani, nas duplas.
  • Luisa Stefani – Primeira mulher brasileira a entrar no Top 10 do ranking de duplas da WTA na Era Aberta, a paulista ocupa a décima colocação. Luisa ainda soma oito títulos WTA. Também conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao lado de Laura Pigossi, além da medalha de bronze no Pan de Lima, ao lado de Carolina Meligeni, em 2019.
  • Carolina Meligeni – Tenista número 3 do Brasil e 276ª colocada do ranking WTA, a paulista conquistou, em 2023, os seus dois maiores títulos: o ENGIE Open ITF W80 de Brasília, nas duplas, e o ITF W25 de Platja d’Aro. Ainda possui outros cinco títulos na carreira, além da medalha de bronze no Pan de Lima, em 2019, ao lado de Luisa Stefani. No mesmo torneio, ainda alcançou o quarto lugar na chave de simples.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023