Siga o OTD

Tênis

Felipe Meligeni vence na primeira rodada do quali do US Open

O brasileiro Felipe Meligeni conquistou a primeira vitória no qualifying do último Grand Slam do ano com uma virada em 2 sets a 1

Na imagem, Felipe Meligeni comemorando ponto.
Felipe Meligeni comemorando ponto. Foto: Instagram/ @femeligeni

O último Grand Slam de tênis da temporada começou, pelo menos para os tenistas que querem entrar na chave principal. É o caso de Felipe Meligeni, que precisou virar sua partida para avançar para a segunda rodada qualificatória. A chave do masculino ainda tinha Thiago Monteiro, que não teve a mesma sorte e ficou pelo caminho.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primordialmente, Felipe Meligeni, número 170 do ranking, encarou Dalibor Svrcina, número 165. Ou seja, não tinha um favoritismo explicito para qualquer lado e sem confronto prévio entre os tenistas. Porém, o brasileiro prevaleceu diante do tcheco, venceu por 2 sets a 1 (2/6, 6/2 e 6/3), em 1h43min e avançou para enfrentar o argentino Facundo Bagnis na próxima rodada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que Felipe precisou tirar aquele algo a mais para conquistar essa vitória. Uma vaga lembrança de como o tio famoso lutava em quadra. O primeiro set foi marcado por instabilidade dos dois lados. Meligeni conseguiu uma quebra durante a parcial. No entanto, Dalibor teve nove oportunidades e confirmou a quebra em três delas. Mesmo com Fernando tendo encaixado cinco aces, os bons saques não ajudaram.

Em seguida, veio um segundo set de imposição do tenista brasileiro. Teve 79% dos pontos ganhos com o primeiro saque, conseguiu duas quebras e salvou dois brake points para devolver o placar da parcial anterior e crescer mentalmente na partida. Por conseguinte, um terceiro set no qual melhorou seu aproveitamento de pontos com o primeiro saque, foi para 88%. Quebrou o serviço do adversário na única oportunidade que apareceu. E foi consistente tanto no fundo de quadra, como nas subidas à rede para confirmar a vitória.

Derrota de Thiago Monteiro

Por outro lado, o tenista Thiago Monteiro travou uma batalha épica contra Giovanni Perricard. O francês ocupa a posição de número 241, enquanto o brasileiro é o 115 e nunca tinham se degladiado. Foi um encontro de três sets, em que todos precisaram de tie-brake e a partida durou três horas.

O placar até impressiona de ver os números de pontos no game de desempate em cada set. Giovanni venceu por 2 sets a 1, com expressivos 6/7 [11/13], 7/6 [7/5] e 7/6 [10/8]. Dá para ter uma noção de como os tenistas saíram extasiados de quadra.

As únicas oportunidades de quebra foram para o francês apenas no segundo set e nenhuma confirmada. Um dado interessante é que Perricard venceu 94% dos pontos que jogou com o primeiro saque e encaixou 23 aces na partida. A título de curiosidade, Thiago venceu 74% dos pontos com primeiro saque e anotou 8 aces. Foi mais efetivo que o adversário em segundos saques, vencendo 72% contra 47% do francês.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Tênis