Siga o OTD

Tênis

Thiago Wild dá adeus a Roland Garros com derrota em cinco sets

Após jornada épica, Thiago Wild perde para Nishioka e se despede de Roland Garros na terceira rodada

Thiago Wild em ação no Grand Slam de Roland Garros contra Nishioka
(Foto: Ian MacNicol)

O brasileiro Thiago Wild encerrou neste sábado (03) sua grande participação em Roland Garros. Depois de furar o quali e vencer dois adversários, incluindo o russo Daniil Medvedev na estreia, ele acabou derrotado na terceira rodada pelo japonês Yoshihito Nishioka por 3 sets a 2 (3/6, 7/6 [8], 2/6, 6/4 e 6/0), em 3h39min. Foi a melhor participação de um brasileiro em um Grand Slam em três anos.

Número 172 do mundo, Wild viveu momentos distintos na partida contra Nishioka, 33º colocado do ranking mundial. O brasileiro começou bem e venceu o primeiro set por 6/3, mas desperdiçou diversas oportunidades na segunda parcial, incluindo três set points no tie-break, e saiu derrotado. Apesar disso, aumentou o ritmo no terceiro set e levou a melhor em 6/2. A partir da quarta parcial, quando teve 40-0 em seu saque e foi quebrado, o brasileiro caiu de rendimento. Assim, perdeu a parcial por 6/4 e, no set decisivo, sentiu o cansaço e sofreu um pneu.

Grande feito

Esta foi apenas a segunda vez que Thiago Wild disputou a chave principal de um Grand Slam. Natural de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, o tenista de 23 anos havia participado do US Open de 2020, quando parou na primeira rodada. Em sua trajetória no saibro francês nesta edição, o brasileiro viveu uma epopeia até chegar na terceira rodada, vencendo três jogos no qualifying e superando Daniil Medvedev, vice-líder do ranking mundial, e o argentino Guido Pella, ex-top-20 do mundo, na chave principal.

Thiago Wild vibra com mais uma vitória no Grand Slam de Roland Garros, Nishioka
(Foto: Roland Garros)

Com a campanha em Roland Garros, Thiago Wild igualou a melhor campanha de um tenista brasileiro na chave de simples masculina em um Grand Slam após três anos. A última vez que um atleta do país havia chegado até a terceira rodada de um torneio do tipo foi Thiago Monteiro, em Roland Garros-2020.

Suas vitórias o fizeram ganhar 113 pontos no ranking mundial. Dessa forma, ele vai dar um salto na próxima atualização do ranking mundial. Atualmente em 172º lugar, o paranaense aparece em 129º na classificação momentânea. A atualização só acontecerá após o término de Roland Garros. O melhor ranking de Wild é o 106º lugar, de setembro de 2020.

Como foi o jogo

Wild começou muito bem e venceu o primeiro set por 6/3. Na segunda parcial, manteve o mesmo ritmo e chegou a ficar com uma quebra de vantagem em duas oportunidades, mas teve o break devolvido. Com o placar igualado em 6/6, o duelo foi assim para o tie-break. Por lá, Thiago saiu em vantagem e chegou a ter 6-3, com dois saques a seu favor, mas desperdiçou três set points e tomou a virada, em 10-8.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apesar da queda de rendimento no final da parcial, Thiago Wild voltou melhor para o terceiro set. Ele seguiu com o bom ritmo que aplicou no começo do jogo e conseguiu duas quebras sobre o japonês, vencendo o set em 6/2. Na quarta parcial, no entanto, o brasileiro teve seu saque quebrado logo no primeiro game de serviço. Ele teve 40-0 e sofreu a virada. Wild teve uma chance de devolvar o break já na parcial seguinte, mas desperdiçou.

A partir daí, o japonês aumentou sua intensidade, enquanto o brasileiro passou a sentir o ritmo. Os dois tenistas confirmaram seus saques e a vitória no set ficou com Nishioka, em 6/4. No quinto set, Thiago, já demonstrando muito cansaço, sucumbiu ao adversário. O japonês foi dominante e aplicou um pneu, com vitória em 6/0.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis