Siga o OTD

Tênis

Bia vence duas no dia e vai a mais uma semi na grama inglesa

Brasileira precisou finalizar jogo do dia anterior contra Magdalena Frech, quando estava perdendo por 4/2 no último set. Conseguiu virar e voltou à quadra para derrotar Camila Giorgi. Já na Itália, Romboli está na final de duplas

bia-haddad-maia-tenis-wta-250-nottingham-slice-edit
(divulgação/WTA/arquivo)

A brasileira Bia Haddad Maia segue avançando sem parar na grama inglesa. Ela ganhou duas vezes no mesmo dia nesta sexta-feira (17), uma delas com uma virada de tirar o fôlego, e chegou na semifinal do WTA 250 de Birmingham. Assim, completa oito vitórias consecutivas e avança para as semifinais de mais um torneio, agora para enfrentar Simona Halep. A romena é ex-número um do mundo e foi campeã de Roland Garros em 2018 e de Wimbledon em 2019. Bia vem de título, do WTA de Nottingham no último domingo (12), que, assim como Birmingham, é preparatório para a edição deste ano do Grand Slam inglês, marcado para começar no dia 27. Já na Itália, Fernando Romboli está na final de duplas no Challenger de Parma.

Bia Haddad começou o dia no WTA 250 de Birmingham já em clima de decisão. Entrou em quadra para fechar o jogo das oitavas contra a polonesa Magdalena Frech, suspenso no final do dia anterior. Bia estava em apuros, perdia o terceiro e decisivo set por 4 a 2 com uma quebra abaixo. Na volta, já nesta sexta-feira, a brasileira começou sacando, fechou o sétimo game sem tomar pontos e foi para cima logo a seguir, na devolução, conseguindo empatar tudo no 4 a 4. Bia Haddad ainda perdeu o serviço no 11º game e foi obrigada a devolver a quebra imediatamente, no 12º, para sobreviver. Conseguiu, novamente sem perder pontos, e levou o duelo para o tie-break. Lá, novamente foi pra cima, abriu 5 a 1 e sacramentou a classificação para as quartas.

Quartas de final

Poucas horas mais tarde, a paulistana, atual número 32 do mundo, voltou à quadra para enfrentar a italiana número 26 Camila Giorgi, terceira cabeça de chave do campeonato. Vale lembrar que no torneio anterior, em Nottingham, Bia venceu também a chave de duplas, ampliando a maratona de jogos seguidos. E o começo do duelo contra Giori foi ruim para a brasileira, que perdeu logo o primeiro serviço e saiu tomando 3 a 0. A seguir, porém, o jogo encaixou e ela venceu seis games seguidos, três na devolução, até fechar o primeiro set por 6 a 3.

O domínio permaneceu na segunda parcial e Bia conseguiu uma quebra no quarto game para abrir 4 a 1 no quinto. Quase ampliou para 5 a 1, não deu, mas fez 5 a 2 com autoridade e ainda uma quebra de vantagem. No oitavo game, Camila Giorgi sacou para se manter viva na partida, mas errou três vezes e deu o triplo match point para a brasileira. Bia deixou na rede o primeiro, mas aproveitou o segundo e fechou no 6/2. O confronto agora é contra Halep e vale lembrar que Bia aplicou uma vitória arrasadora na terça-feira (14) contra a tcheca Petra Kvitová, bicampeã de Wimbledon.

Romboli na final em Parma

Não foi apenas Bia Haddad que venceu nesta sexta-feira. Fernando Romboli e o italiano Luciano Darderi conquistaram vaga na final de duplas do Challenger de Parma, na Itália. Eles derrotaram por 7/5, 4/6 e 10/8 o checo Roman Jebavy e Hunter Reese, dos Estados Unidos, cabeças de chave número um, em uma das semifinais. Do outro lado, o ucraniano Denys Molchanov e o eslovaco Igor Zelenay eliminaram os cabeças de chave número dois, Nicolas Barrientos da Colômbia e o mexicano Miguel Angel Reyes-Varela, e serão os adversários de Romboli e Darderi na disputa pelo título. Por fim, em Corrientes, na Argentina, João Lucas Reis perdeu por 6/2 e 6/1 para o argentino Francisco Comesana.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis