Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad vence oitava seguida e vai à semi em Paris

De virada, Bia Haddad vence francesa, chega à oitava vitória seguida e se garante na semi do WTA de Paris. Três brasileiros vão à finais

Bia Haddad maia WTA Nottingham
(Foto: Divulgação/WTA)

Imparável! Bia Haddad Maia venceu mais uma partida e se garantiu na semifinal do WTA 125 de Paris. Nesta sexta-feira (13), a tenista brasileira teve trabalho, mas superou a francesa Elsa Jacquemot por 2 sets 1, de virada (4/6, 6/1 e 6/4). Rafael Matos, Pedro Boscardin e Gabriel Decamps também entraram em ação no dia e avançaram às finais de seus respectivos torneios.

+ Almir Júnior é segundo colocado em prova de salto triplo em Porto Rico

Apesar de Elsa Jacquemot ser apenas a 229ª colocada do ranking da WTA, ela deu muito trabalho para a brasileira, que atualmente é a número 52 do mundo. Foi um jogão. A francesa venceu o primeiro set após conseguir duas quebras logo de cara sobre Bia Haddad, que até se recuperou, mas perdeu por 6/4. No segundo set, Bia dominou as ações da parcial e venceu em rápidos 6/1.

Já no decisivo set, o duelo ficou muito mais disputado. A brasileira saltou a frente do placar logo no primeiro game, com uma quebra sobre a francesa. Sua vantagem, no entanto, durou pouco, já que Elsa conseguiu o empate no quarto game, em 2 a 2. A brasileira voltou a liderança logo em seguida, com 4 a 3. Com confirmações longas nos games finais, o placar foi fechado em 6/4 em favor de Haddad.

Garantida na semifinal, Bia Haddad agora passa a somar pontos para o ranking mundial. Com a campanha em Paris, ela garante mais 21 pontos e, na próxima atualização, deve subir três posições, atingindo provisoriamente a 50ª colocação do mundo, o que seria o melhor de sua carreira. Na próxima fase do WTA de Paris, a brasileira enfrentará a romena Ana Bogdan (95ª).

Bia Haddad na final de duplas

Não bastasse a vitória em simples, Bia Haddad conseguiu um triunfo sensacional na chave de duplas. Jogando ao lado da francesa Kristina Mladenovic, a parceria venceu as russas Gasanova/Rakhimova por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5) e avançou à grande decisão do torneio. Bia e Mladenovic perdiam o segundo set por 4 a 0 e conseguiram a virada, vencendo sete dos oito games seguintes disputados.

Finais em Challengers

Pedro Boscardin Dias em confronto contra Gustavo Heide pelo Challenger de Coquimbo
Pedro Boscardin Dias em confronto pelo Challenger de Coquimbo (Instagram-pedroboscardin)

Pedro Boscardin Dias (452º), de apenas 19 anos, se garantiu na decisão do Challenger de Coquimbo, na Colômbia, ao vencer o argentino Juan Bautista Torres (341º) por 2 sets a 0 (7/6 e 6/3). Na decisão, enfrentará outro argentino: Facundo Diaz Acosta (316º). Esta é a primeira final de Challenger da carreira do brasileiro.

Gabriel Decamps e o parceiro suíço Antoine Bellier venceram mais uma partida, agora contra o cazaque Denis Yevseyev e o russo Alexander Shevchenko, por 2 sets a 1 (7/5, 6/7 e 10/6) e avançaram à final do Challenger de Shymkent, no Cazaquistão. A parceria enfrentará na decisão Sebastian Fanselow, da Alemanha, e o japonês Kaichi Uchida.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Outro que avançou à final de um Challenger foi Rafael Matos, em Bordeaux, na França. Junto ao espanhol David Vega Hernández, o brasileiro derrotou o sueco Andre Goransson e o norte-americano Nathaniel Lammons por 2 sets a 0 (6/4 e 7/6). Na grande decisão, os cabeças de chave número 1 enfrentarão ou Hans Verdugo, do México, e Philipp Oswald, da Áustria, ou Hugo Nys, de Mônaco, e Jan Zielisnki, da Polônia.

Meligeni na semi

Carol Meligeni (236ª) avançou à semifinal do ITF W60 de Saint-Gaudens, na França, depois que a japonesa Yuki Naito (222ª), sua adversária das quartas, desistiu. A brasileira havia vencido o primeiro set por 6/4 e vencia o segundo por 3/1 quando Naito abandonou a partida. Assim, Meligeni passou de fase, onde enfrentará a suíça Simona Waltert (219ª), cabeça de chave número 8.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis