Siga o OTD

Tênis

Bia vence batalha contra australiana na estreia em Paris

Melhor do país derrotou Daria Saville em três sets duríssimos e agora enfrenta jovem dos Estados Unidos na capital francesa. Laura Pigossi também venceu, na Alemanha, e no masculino Thiago Monteiro e João Menezes perderam em Bourdeaux

Bia Haddad tênis Indian Wells Karolina Pliskova Bia Haddad Maia WTA de Paris
(WTA/arquivo)

A brasileira Bia Haddad precisou superar uma batalha de mais de três horas contra a australiana Daria Saville para avançar à segunda rodada do WTA 125 de Paris, na França. O jogo nesta terça-feira (10) teve 38 games divididos em três sets de 7/5, 6(3)/7 e 7/6(4). Bia vem da maior vitória da carreira até aqui, o título do WTA 125 de Saint Malo, também na França, e ocupa o 52º lugar no ranking mundial de tênis feminino, o maior dela até hoje e o melhor do país atualmente. Agora ela pega Hailey Baptiste dos Estados Unidos, de apenas 20 anos.

Laura Pigossi, a segunda melhor do país, também avançou, mas no WTA de Karlsruhe, na Alemanha. Passou após desistência da eslovena Polona Hercog no início do segundo set. Ela enfrenta agora nas oitavas se final a egípcia Mayar Sherif, segunda cabeça de chave. Bia Haddad também jogou nas duplas do WTA de Paris formando a parceria primeira cabeça de chave ao lado francesa Kristina Mladenovic. Elas fizeram 6/1 e 6/2 na holandesa Arianne Hartono e a australiana Olivia Tjandramulia.

Masculino em Bordeaux

No masculino, o número um do Brasil Thiago Monteiro caiu na estreia do Challenger de Bordeaux, França. João Menezes também foi eliminado no mesmo torneio. Monteiro perdeu para o russo Pavel Kotov em mais um jogo apertado de três sets com parciais de 6(1)/7, 6/3 e 7/6(6). Menezes ofereceu menos resistência para o japonês Taro Daniel, que venceu em um 6/2 e 6/1. Com isso, o Brasil não tem mais representantes na simples, mas tem no tênis duplas. Fernando Romboli e estadunidense Nicholas Monroe fizeram 6/4 e 6/4 no indiano Divij Sharan e no australiano Artem Sitak, e Rafael Matos forma a cabeça de chave número um no torneio com o espanhol David Vega.

Cochimbo, Shymkent e mais

De volta às simples, o wild card Pedro Boscardin derrotou por 6/3 e 6/0 pelo qualifier Wilson Leite na primeira rodada do Challenger de Cochimbo, Chile. Ainda lá, João Lucas Reis, outro do qualy, passou com um duplo 6/4 pelo equatoriano Roberto Quiroz, e Orlando Luz caiu para o argentino Juan Torres por 6/3 e 7/6 (5). Por fim, em Zagreb, na Croácia, Felipe Meligeni tomou 6/1 e 6/2 do australiano Jason Kluber.

Nas duplas, Marcelo Melo perdeu no Masters 1000 de Roma jogando ao lado do russo Aslan Karatsev. Eles tomaram de 6/2, 4/6 e 10/1 dos italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini. No Cazaquistão Gabriel Decamps e o suíço Antonie Bellier bateram Ulises Blanch e Emilio Nava, dos Estados Unidos, por 6/2, 3/6 e 10/5 na primeira rodada do Challenger de Shymkent. Em Zagreb, Gabriel Roveri e o chileno Miguel Pereira enfrentariam o cazaque Aleksandr Nedovyesov e o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi, mas o jogo ficou pra o dia seguinte.

Batalha de Paris

Bia Haddad começou logo cedo a batalha contra Daria Saville em Paris. O primeiro set teve cinco quebras de serviço, uma mais para a brasileira no último game. Quase todos, porém, tiveram muitas trocas de bola, com um somatório de 13 break points. Assim como as outras duas parciais seguintes, a primeira levou mais de uma hora, 1h01min, o mais curto dos três. No segundo, o ‘tiroteio’ continuou e a brasileira de 25 anos chegou a ter dois match points no oitavo game, na devolução. Não deu e a definição foi para o primeiro tie-break do jogo, vencido por Saville no 7/3.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No set decisivo, Bia Haddad começou passando perigo com uma quebra atrás após perder logo o primeiro saque, no segundo game. Ao contrário das duas primeiras parciais, os games foram resolvidos mais rapidamente até que a brasileira cresceu, quebrou, empatou no 4 a 4 e no nono game conseguiu a segunda quebra para fazer 5 a 4 e entrar no décimo sacando para a vitória. Daria Saville não entregou os pontos e se salvou no terceiro break point, encaminhando a decisão para o segundo tie-break do jogo. Ele foi ponto a ponto, tensão no ar, até o 4 a 4. Ali, Bia Haddad arrancou com três pontos seguidos para fechar o jogo e caminhar para as oitavas de final do WTA 125 de Paris de tênis.

JOGOS DO DIA

DataEventoTempo/ResultadoLiga
João Menezes (BRA) x Taro Daniel (JAP)Challenger de Bordeaux
Gabriel Decamps (BRA)/Antoine Bellier (SUI) x Ulises Blanch (EUA)/Emilio Nava (EUA)Challenger de Shymkent
Beatriz Haddad Maia (BRA) x Daria Saville (AUS)WTA 125 de Paris
Pavel Kotov (RUS) x Thiago Monteiro (BRA)Challenger de Bordeaux
Laura Pigossi (BRA) x Polona Hercog (ESL)WTA 125 de Karlsruhe
Beatriz Haddad Maia (BRA)/Kristina Mladenovic (FRA) x Arianne Hartono (HOL)/Olivia Tjandramulia (AUS)WTA 125 de Paris
Pedro Boscardin (BRA) x Wilson Leite (BRA)Challenger de Coquimbo
Orlando Luz (BRA) x Juan Bautista Torres (ARG)Challenger de Coquimbo
Marcelo Melo (BRA)/Aslan Karatsev (RUS) x Simone Bolelli (ITA)/Fabio Fognini (ITA)Masters 1000 de Roma
Divij Sharan (IND)/Artem Sitak (NZL) x Fernando Romboli (BRA)/Nicholas Monroe (EUA)Challenger de Bordeaux
Roberto Quiroz (EQU) x Joao Lucas Reis Da Silva (BRA)Challenger de Coquimbo
Felipe Meligeni (BRA) x Jason Kubler (AUS)Challenger de Zagreb

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis