Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad salva três match points e está na semi do WTA de Monterrey

Em batalha de mais de três horas, Bia Haddad Maia vence a tcheca Marie Bouzkova e está na semi de Monterrey

Bia Haddad Maia jogando no WTA 1000 de Guadalajara, no México
Bia Haddad disputou as quartas de final do WTA 250 de Monterrey (Foto: Instagram/abiertognpseguros)

Em uma batalha de mais de três horas na noite desta sexta-feira (04), Bia Haddad Maia (69ª) derrotou a tcheca Marie Bouzkova (81ª) por 2 sets a 1 (4/6, 6/4 e 7/6 [7]) e avançou às semifinais do WTA 250 de Monterrey, no México. A tenista brasileira se viu em desvantagem muitas vezes no jogo, inclusive no tie-break do último set, quando precisou salvar três match points.

+ Thiago Monteiro vence e Wild perde na abertura da Copa Davis

Esta foi a terceira vitória de Bia Haddad em solo mexicano. Na próxima fase, ela enfrentará ou a canadense Leylah Fernandez (21ª), cabeça de chave número 2, ou a chinesa Qiang Wang (116ª), que ainda se enfrentarão nas quartas de final. O jogo de semifinal está previsto para acontecer neste sábado (05), em horário a ser definido.

Com a campanha em Monterrey, Bia Haddad está ganhando oito posições no ranking momentâneo da WTA. A lista é atualizada a cada semana. Caso seja campeã do torneio, ela ficará próximo do top-40 mundial na próxima segunda-feira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O jogo entre Bia e Bouzkova foi uma verdadeira batalha, que durou 3h21m. Para se ter uma ideia do equilíbrio, os oito games iniciais do primeiro set foram decididos após os 40 iguais. A tcheca levou vantagem na primeira parcial e conseguiu fechá-lo, mas Bia venceu os dois sets seguintes, mesmo estando atrás do placar em ambos na reta final.

O último deles foi ainda mais especial, decidido no tie-break. Bouzkova teve três match points, com 6 a 3 e dois saques a seu favor,mase Bia conseguiu salvar e virou o duelo. A brasileira precisou de dois match points para fechar o duelo em 9 a 7.

Como foi o jogo

As duas atletas confirmaram seus primeiros serviços no primeiro set, ainda que com muita dificuldade. Todos os games acabaram com a vantagem mínima, após o 40 iguais. Após tantos break points salvos, Bia Haddad Maia foi quebrada no quinto game. Ela chegou a se salvar de um 0-40, mas acabou cedendo para Bouzkova nos iguais. A tcheca pulou a frente em 3 a 2.

Bouzkouva confirmou o game na sequência e colocou pressão na brasileira. Em seu serviço, Bia jogou em desvantagem e teve que salvar dois break points para voltar para o duelo. Logo em seguida, a brasileira conseguiu quebrar a adversária, mas não conseguiu confirmar seu serviço e seguiu em desvantagem. A tcheca sacou para o set em 5 a 4 e fechou a parcial em seguida, com 6 a 4.

+ Filipinho, Ibelli, Pupo e Chianca avançam na etapa da WSL

Já no segundo set, Bouzkova conseguiu uma quebra logo no primeiro game. A brasileira parecia ter sentido a pressão quando a tcheca abriu 2 a 0 e teve a oportunidade de atrapalhar o saque da brasileira mais uma vez. No entanto, Bia conseguiu se recuperar e se manteve no jogo, conseguindo devolver a quebra em 4 a 4. Ela confirmou o serviço na sequência e voltou a quebrar para fechar o set em 6 a 4.

Com o jogo empatado, Bouzkova e Bia confirmaram seus três serviços iniciais no terceiro e decisivo set. A tcheca conseguiu a quebra no sétimo game e saltou a frente em 4 a 3, mas a brasileira conseguiu devolver em seguida, com um game de 0. O jogo seguiu empatado e encaminhou-se para o tie-break. Lá, a tcheca tomou a frente, Bia salvou três match points e virou o duelo.

Carolina Meligeni avança à semifinal do ITF de Guayaquil

Carolina Meligeni, vestindo azul e rosa, prepara-se para atacar a bola no ITF W25 de Guayaquil
Carolina Meligeni avançou nas duplas e parou em simples no ITF W25 de Guayaquil (Foto: Divulgação/FET)

Pelo ITF W25 de Guayaquil, no Equador, Carolina Meligeni avançou às semifinais do torneio de duplas. Jogando ao lado da chilena Daniela Seguel, ela derrotou a parceria norte-americana formada por Hanna Chang e Amy Zhu, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(5) e 7/6(3).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ambas as parciais foram decididas no tie-break. Na primeira, cada dupla quebrou o saque adversário três vezes, sendo que Meligeni/Seguel chegaram a ficar com 5/1 de frente. Elas puderam sacar duas vezes para vencer o set, mas desperdiçaram. As norte-americanas, então, igualaram o duelo e forçaram o tie, onde as latino-americanas levaram a melhor. Já no segundo set, houve quebras apenas nos dois games finais.

Cabeças de chave número 1, Carolina Meligeni e Daniela Seguel enfrentarão a venezuelana Andrea Gamiz e a estadunidense Sofia Sewing, quartas mais bem ranqueadas do torneio, na próxima fase. O jogo acontecerá neste sábado (05).

+ Mensagem pela paz vira apelo pela paz nas Paralimpíadas de Inverno

Carol Meligeni também jogou na chave de simples em Guayaquil. Diferente das duplas, porém, ela acabou eliminada por Hanna Chang (227ª) por 2 sets a 1 (6/4, 2/6 e 6/2). A brasileira, que é número 218 do ranking WTA individual, era a terceira cabeça de chave, enquanto Chang é a quinta.

Pelas quartas de final do M25 de Santo Domingo, na República Dominicana, Gilbert Klier (408º) foi derrotado pelo francês Geoffrey Blancaneaux (247º), cabeça de chave número 1, por 6/3 e 6/4.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis