Siga o OTD

Tênis

Igor Marcondes se supera e agora pega favorito em Floripa

Vindo do classificatório, ele passou pelo compatriota Orlando Luz, alcança o maior resultado da carreira e agora tem pela frente o uruguaio Pablo Cuevas, cabeça de chave número um do challenger catarinense

Igor Marcondes tênis Challenger de Florianópolis
Igor já venceu quatro em Floripa (Luiz Candido/Luz Press)

Foi de Igor Marcondes a vitória no duelo brasileiro contra Orlando Luz pelas oitavas de final do Challenger de Florianópolis, capital de Santa Catarina, nesta quarta-feira (8). Ele fez 2 sets a 0 no rival do Rio Grande do Sul, com parciais de 6/4 e 6/1, para chegar pela primeira vez na carreira nas quartas de final de um torneio desse nível. Agora, o paulista, que precisou passar pelo torneio qualificatório, terá pela frente o uruguaio Pablo Cuevas, primeiro cabeça de chave do torneio.

“Foi uma vitória muito importante. Venho jogando muito bem. Semana passada, em São Paulo, furei o quali, fiz oitavas, perdi um jogo duro. Aqui entrei com a cabeça para manter o ritmo, focado, com boas sensações, sabendo que estava fazendo coisas certas e confiando no trabalho”, disse. “Enfrentei um amigo, seria minha primeira quartas de final de challenger, muita coisa envolvida, algum nervosismo, mas soube lidar bem. Estou feliz, mas ainda não satisfeito, tem muita coisa pela frente. Não podemos parar por aí”, disse Igor Marcondes que projetou o duelo contra Cuevas. “Vou tentar impôr meu jogo desde o começo. Pablo é um ex-top 20, está no top 100, vou tentar ir pra cima, com intensidade e foco sabendo que terão momentos difíceis na partida. Mas vou buscar aproveitar minhas oportunidades. Se as oportunidades forem poucas, é ficar firme na partida e manter meu bom ritmo”, concluiu.

Oito sets diretos

A vitória sobre Orlando Luz foi a quarta de Igor Marcondes no Challenger de Florianópolis, ainda sem perder sets. Fez dois jogos no quali, derrotou primeiro o também brasileiro Eduardo Ribeiro e, depois, o russo Bogdan Bobrov. Já na chave principal, passou pelo argentino Andrea Collarini, sétimo maior favorito do torneio. Pablo Cuevas, número 98 do mundo, venceu duas, a primeira por 2 a 0 e a segunda por 2 a 1. Marcondes entrou na competição como 524 do mundo e Orlando Luz como o 300.

+ ‘Penso em 2021 e só penso na palavra gratidão’, diz Laura Pigossi

Duplas

Orlando Luz e Igor Marcondes ainda jogaram na chave de duplas nesta quarta, mas do mesmo lado da quadra, contra o italiano Luciano Darderi e o suíço Johan Nikles. Perderam por 7/5 e 6/3. Já Mateus Alves e Gustavo Heide, que entraram como wild card, bateram o espanhol Nicolas Varona e o holandês Mark Vervoort em sets diretos, com 6/3 e 7/6 (5). Pedro Boscardin e Eduardo Ribeiro, outros que também entraram como wild card, perderam para os colombianos Nicolas Barrientos e Alejandro Gomez por 6/2 e 7/5. Rafael Matos, ao lado do uruguaio Martin Cuevas, derrotou os brasileiros Gabriel Roveri e Thiago Wild por 6/2 e 6/4. Wilson Leite e João Victor Loureiro fizeram duelo contra os argentinos Juan Pablo Ficovich e Matias Zukas e venceram com um duplo 6/2. Todos os jogos envolvendo brasileiros nas duplas valeram pela primeira rodada, já as oitavas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

ITF de Rio Cuarto

Além do Challenger de Florianópolis, apenas o ITF de Rio Cuarto, na Argentina, teve brasileiro em ação. E Nicolas Zanelatto acabou derrotado pelo argentino Santiago Bramajo por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (3) e 6/1. O jogo foi válido pela primeira rodada da chave principal e, com o resultado, não há mais nenhum representante do Brasil na competição. Nas duplas, Nicolas Zanelatto e Mateo Reyes já haviam sido eliminados, também na estreia.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis