Siga o OTD

Tênis

Monteiro derrota argentino em Campinas e vai à 3ª final do ano

Brasileiro começou perdendo para Tomas Etcheverry, mas conseguiu a virada para tentar o segundo título em 2021. Nas duplas, final tem duplas do Brasil

Thiago Monteiro Challenger de Campinas
(twitter/usopen/arquivo)

Thiago Monteiro venceu o argentino Tomas Etcheverry por 2 a 1 na noite deste sábado (20), parciais de 1/6, 6/2 e 6/3, e se classificou para a final do Challenger de Campinas, em São Paulo. Será a terceira decisão de challenger que o cearense disputará este ano, sendo que ele venceu em Braga, Portugal, e perdeu em Buenos Aires. O rival será outro representante do país vizinho, Sebastian Baez, que derrotou o brasileiro final da capital argentina. Na chave de duplas, o troféu ficou em casa, já que Rafael Matos e Felipe Meligeni bateam Gilbert Klier e Matheus Pucinelli por 6/3 e 6/1.

Não deu nada certo no primeiro set para Thiago Monteiro, que entrou no torneio como 94º no ranking mundial e quarto cabeça de chave. Ele perdeu os dois primeiros serviços e viu o adversário, número 129 do mundo, abrir logo 5 a 0. O brasileiro conseguiu descontar no sexto game e deu bastante trabalho no sétimo, chegando a ter cinco chances de quebra. Apesar de ensaiar a reação, acabou superado por 6 a 1. Monteiro “chegou para o jogo” no segundo set e conseguiu fazer 3 a 1 após conseguir a primeira quebra a favor, no quarto game. No quinto, precisou salvar um triplo break point para não perder a vantagem e fechou a parcial no oitavo, vencendo o game novamente no saque do rival.

Quebra decisiva

A decisão de quem iria para a final do Challenger de Campinas, então, foi para o terceiro set. Lá, os sacadores prevaleceram com folgas até o sexto game, quando apareceram as primeiras chances de quebra a favor de Thiago Monteiro. Na quarta, ele conseguiu vencer o saque rival e, a seguir, abriu 5 a 2 confirmando o dele, não sem antes salvar três break points. No nono, o brasileiro sacou para fechar o jogo e conseguiu no segundo match point, carimbando o passaporte para a terceira final do ano.

Duplas

As duas semifinais de duplas também foram realizadas neste sábado. Rafael Matos e Felipe Meligeni, cabeças de chave número um do Challenger de Campinas, jogaram primeiro e eliminaram os compatriotas Fernando Romboli e Thiago Wild em sets diretos. Fizeram 6/2 e 6/1 sem maiores problemas. No primeiro set eles conseguiram uma quebra no quarto game e, no quinto, abriram 4 a 1. Voltaram a quebrar os adversários no oitavo para fazer 1 a 0. Na segunda parcial, pontuaram duas vezes nos dois primeiros serviços dos rivais, abriram 5 a 0 e fecharam o jogo no sétimo game.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Gilbert Klier e Matheus Pucinelli derrotaram os argentinos Hernan Casanova e Santiago Taverna na segunda semifinal do dia. Fizeram 2 a 0, com 6/3 e 6/4. No primeiro set, conseguiram a primeira quebra do confronto no quarto game, tomaram o troco no quinto, mas voltaram a abrir dois de frente, 4 a 2, no sexto. A seguir, confirmaram mais duas vezes para fazer 1 a 0. A segunda parcial teve apenas uma perda de saque, dos argentinos no quinto game. Klier e Pucinelli quase conseguiram mais uma no nono game, mas acabaram perdendo três match points. No décimo, porém, não perdoaram logo no primeiro que conseguiram, após salvarem um duplo break point.

Mais em Tênis