Siga o OTD

Laguna Olímpico

Caso Peng Shuai pode trazer consequências à China, diz cartola do COI

Richard Pound, decano do Comitê Olímpico Internacional, diz que a entidade poderá adotar uma postura mais firme diante da situação da tenista

Richard Pound, decano do COI, acha que o caso de Peng Shuai pode ter consequências para a China (Divulgação/Team Canada)

A situação da tenista chinesa Peng Shuai, que está sumida após ter denunciado ter sido vítima de abuso sexual por um importante político chinês, pode forçar o COI a entrar em ação. A chamada “diplomacia silenciosa”, como o próprio Comitê Olímpico Internacional definiu sua posição diante do caso que vem mobilizando atletas e grupos de direitos humanos, pode mudar radicalmente. Quem garante é um personagem que conhece bem os bastidores da entidade, o canadense Richard Pound.

Dirigente mais antigo do COI e voz que costuma ser ouvida com atenção no movimento olímpico, Pound deu uma entrevista à agência “Reuters”. Nela, disse não descartar que uma postura mais dura em relação à China poderá ser adotada. O gigante asiático, uma das principais potências olímpicas, é famosa por não respeitas às liberdades individuais e de expressão das pessoas.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

“Se nada for resolvido em breve, de maneira sensata, a coisa poderá sair do controle e pode sim forçar o COI a adotar uma abordagem mais dura em relação à China”, afirmou Pound. Ao ser questionado se isso significaria uma ameaça à realização dos Jogos de Inverno de Pequim-2022, marcados para fevereiro, o cartola canadense desconversou. “Se isso levará ao fim dos Jogos, duvido. Mas nunca se sabe”.

A decisão do COI de manter silêncio em comentar o caso Peng Shuai foi alvo de críticas de entidades de direitos humanos. Postura que inclusive teve apoio da própria Comissão de Atletas da entidade. Bem diferente do que a WTA (Associação de Tênis Feminino) vem fazendo diante do desaparecimento público da tenista chinesa de 35 anos, três vezes atleta olímpica e campeã de duplas de Roland Garros e Wimbledon.

Posição firme

Por exemplo, Steve Simon, presidente da entidade, disse na sexta-feira (19) que poderia retirar todos os eventos da WTA na China caso não receba provas independentes de que Peng Shuai está em segurança. Vale lembrar que os chineses são parceiros antigos da entidade, recebendo importantes etapas do circuito mundial e rendendo milhões de dólares aos cofres da WTA. Por enquanto, as únicas manifestações assegurando que Peng está bem partem da mídia oficial chinesa.

Ninguém deve se iludir aguardando algo semelhante por parte do COI. Mas é possível levar a sério as palavras de Richard Pound. Para quem não acredita, ele foi quem disse primeiro que os Jogos de Tóquio seriam adiados por causa da pandemia, era contra a presença apenas de torcida japonesa na Olimpíada, e defendia que os atletas tivessem prioridade para vacinação contra a Covid-19 e assim assegurar a realização dos Jogos. Tudo isso acabou se confirmando.

Não será surpresa se nos próximos dias o COI adotar um discurso mais duro contra a China até que o caso Peng Shuai seja definitivamente esclarecido.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Laguna Olímpico