Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad derrota número 3 do mundo e faz história em Indian Wells

Tenista brasileira derrota Karolina Pliskova, atual número 3 do mundo, por 2 sets a 0 e conquista resultado histórico nos Estados Unidos

(WTA)

O tênis brasileiro viveu um dia histórico nesta segunda-feira (11) em Indian Wells. Pela disputa do Master 1000 da cidade norte-americana, Bia Haddad Maia superou a tenista de número 3 do planeta, Karolina Pliskova e avançou para as oitavas de final do simples feminino. O país ainda contou com a vitória de Marcelo Melo, que garantiu a sua vaga nas quartas de final no torneio de duplas masculino.

Após ter furado o qualificatório por conta de uma desistência e ter estreado com uma vitória sólida, Bia Haddad encontrou em seu caminho a tcheca Karolina Pliskova, atual terceira colocada no ranking mundial e cabeça de chave número 1 do evento, e conquistou a vitória por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/5, numa batalha de 2 horas de duração.

+ Rafael Matos vence chileno e fura o qualifying no Challenger de Santiago

Apesar do franco favoritismo da adversária, Bia Haddad não se mostrou intimidada e fez uma partida gigante. No primeiro set, as tenistas começaram trocando os três primeiros serviços e a brasileira levou a vantagem, abrindo 2 a 1 com duas quebras na sequência. Num jogo extremamente equilibrado, Bia e Pliskova tiveram a chance de quebrar o saque adversário durante quase todo primeiro set, porém ambas conseguiram confirmar o saque até o nono game, quando Bia Haddad conseguiu fechar a parcial com uma terceira quebra.

Bia Haddad Indian Wells Karolina Pliskova
Bia Haddad fez história ao derrotar a tenista número 3 do planeta (WTA)

Se o primeiro set ficou marcado pelo alto número de quebras de serviço, o segundo set a estatística foi ainda maior, com uma sequência impressionante de oito quebras durante a parcial. Novamente, Bia Haddad levou a melhor após estas trocas, já que venceu quatro games do saque da rival tcheca. A brasileira administrou bem a vantagem construída e conseguiu fechar a partida logo no segundo match-point.

A vitória coloca Bia Haddad Maia nas oitavas de final do Master 1000 de Indian Wells. Após a vitória histórica contra a número 3 do planeta, a brasileira seguirá não tendo vida fácil e enfrenta Anett Kontaveit, da Estônia, atual número 20 do ranking mundial.

A campanha de Bia também já é história para o tênis brasileiro. Se tratando de torneios equivalentes ao Master 1000, o Brasil só chegou às oitavas de final em duas oportunidades: com Niege Dias em Montréal, em 1987, e com Andrea Vieira em Roma, em 1990.

Marcelo Melo vence a segunda

Marcelo Melo Ivan Dodig Indian Wells Bruno Soares Karolina Pliskova
Marcelo Melo e Ivan Dodig formaram a parceria recentemente (Andrew Eichenholz / ATPTour)

Quem também comemorou um bom resultado no evento norte-americano foi Marcelo Melo. Formando parceria com Ivan Dodig, a dupla superou a parceria belga, formada por Sander Gille e Joran Vliegen, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 10/5, e carimbou um lugar nas quartas de finais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A dupla formada pelo brasileiro e o tenista croata, que é apontada como cabeça de chave número 8 em Indian Wells, a encara nas quartas de final os italianos Lorenzo Sonego e Fabio Fognini, que aparecem na 21ª e 30ª posições do ranking de simples do planeta.

Mais em Tênis