Siga o OTD

Tênis

Daniel Dutra vence em Lima e é campeão de simples no ITF após quase 4 anos

Brasileiro derrotou o espanhol Eduard Lobato por 2 sets a 0 na decisão. Último torneio que ele havia vencido dentro da Federação Internacional de Tênis fora em novembro de 2017

Daniel Dutra Silva tênis ITF de Lima campeão
(divulgação)

O brasileiro Daniel Dutra conquistou o ITF de Lima, no Peru, e encerrou um jejum de títulos de simples que já durava quase quatro anos. O paulista derrotou o espanhol Eduard Lobato, cabeça de chave número um do torneio, por 2 a 0, com parciais de 7/6, com 8/6 no tie-break, e 6/4. A última vez que ele havia sido campeão de um torneio do circuito da Federação Internacional de Tênis foram em novembro de 2017, um F8 Future na Argentina. Este é o 24 troféu de ITF do brasileiro.

“Muito feliz com o título. Foi uma semana que fui me sentindo a cada jogo melhor, já fazia um bom tempo que não chegava a uma final então só gratidão por ter alcançado esse titulo, fruto de muito trabalho, dedicação e perseverança. Foram anos bem difíceis, tendo que muitas vezes escolher em jogar torneios de grana ao invés de jogar torneios profissionais para poder ter dinheiro para seguir jogando. Então esse título significa muito pra mim. Só tenho que agradecer a toda minha equipe da ADK Tennis, aos meus patrocinadores Hands On e Kirschbaum, minha esposa e minha família, que jamais deixaram de acreditar. Seguimos em frente na busca por mais”, disse Daniel Silva que segue em Lima para mais um torneio US$ 25 mil e depois joga em Rio do Sul, Santa Catarina, a partir de 18 de outubro.

Jogo parelho

Os dois finalistas começaram mal no saque e houve três quebras nos quatro games iniciais. Apenas Daniel Dutra confirmou o dele nesse período, logo o primeiro do jogo. Com isso, o brasileiro abriu 4 a 1 e teve o saque no nono game para fechar a parcial. Lobato, porém, conseguiu devolver a quebra que tinha de desvantagem e empatou o confronto no décimo. Assim, a definição foi para o tie-break. Lá, o brasileiro chegou a fazer 5 a 3, Lobato reagiu e chegou a ter o set points no 6 a 5, mas Daniel Dutra se recuperou e marcou três pontos seguidos para fazer 1 a 0 na final.

+ Gabriel Decamps derrota parceiro e é campeão do ITF de Sharm El Sheikh

Na segunda parcial, o brasileiro conseguiu a quebra logo no primeiro game, após uma batalha com doze trocas de bola. Dali até o final, os sacadores levaram vantagem em todos os games, inclusive no décimo, quando Daniel Dutra serviu para o jogo e confirmou a vitória por 2 a 0, aproveitando o terceiro de um triplo march point, para sagrar-se campeão do torneio de tênis peruano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rota do campeão

A campanha do brasileiro no ITF de Lima de tênis começou contra Johan Nikles, segundo cabeça de chave do torneio. Daniel Dutra passou após o suíço ter de abandonar o jogo. A seguir, derrotou com folgas dois wild cards pelas oitavas e quartas de final. Primeiro atropelou o peruano Gianluca Ballotta por 6/0 e 6/1 e depois não derrotou o boliviano Murkel Dellien por 6/1 e 6/2. Na semifinal, uma batalha contra o também brasileiro Oscar Gutierrez. A vitória foi por 2 a 1, mas bem apertada nas parciais: 7/5, 5/7 e 6/4.

Mais em Tênis