Siga o OTD

Tênis

Luz e Meligeni vencem e Brasil fica a um jogo de fechar duelo na Copa Davis

Brasil abre 2 a 0 e agora Demoliner e Matos, nas duplas, podem definir o confronto nesta madrugada (19)

Copa Davis: Orlando Luz e Felipe Meligeni abrem 2 a 0 para o Brasil
(Divulgação)

O Brasil começou com tudo o duelo contra o Líbano na Copa Davis. Neste sábado (18), em Jounieh, Orlando Luz e Felipe Meligeni abriram o confronto e venceram seus respectivos jogos, colocando o país em vantagem. Assim, como a série é melhor de cinco jogos, com 2 a 0 no placar, apenas mais uma vitória é necessária para o Brasil fechar o duelo no Grupo Mundial I da competição.

Fazendo sua estreia na equipe brasileira, Orlando Luz abriu o confronto diante de Benjamin Hassan e encarou sets duros para conseguir a vitória por duplo 6/4. “É um sentimento muito bom estrear pelo Brasil na Copa Davis com a vitória. Foi um jogo bem duro e fiquei um pouco nervoso no final, o que eu acho que é normal. Mas, no fim das contas, estou muito feliz por fazer esse ponto para o nosso time no começo do confronto”, comemorou Orlandinho.

+Brasil termina o dia na Colômbia com duas finais e 5 semifinais garantidas

Na sequência, Felipe Meligeni também teve trabalho e chegou a ser quebrado no segundo set, mas conseguiu fechar o jogo em 6/1 e 6/3. Esta foi a primeira partida de simples de Meligeni na Copa Davis, o primeiro como top 200 do ranking. “Foi uma partida bem intensa pra mim. Eu já tinha jogado duplas na Copa Davis, mas este foi o primeiro jogo de simples e é bem diferente. Muito contente por conseguir a vitória para o Brasil e abrir 2 a 0”, celebrou.

Situação do confronto

Agora, para fechar o confronto com o Líbano, o Brasil encara o jogo de duplas. Às 4h (de Brasília) deste domingo (19), Marcelo Demoliner e Rafael Matos, mais um estreante na Copa Davis, encaram Hady Habib e Hasan Ibrahim com grande favoritismo.

Assim, em caso de vitória, Orlando Luz e Felipe Meligeni nem precisarão mais entrar em quadra nos jogos de simples. Em caso de derrota, estão previstos os jogos invertidos, com Meligeni pegando Hassan e Luz, Habib. Mas ainda pode haver mudança na escalação. Vale lembrar que o Brasil ainda tem Matheus Pucinelli no time, que foi convocado no lugar de João Menezes, lesionado.

A competição

Neste confronto com o Líbano, o Brasil busca a vaga no playoff para o Grupo Mundial de 2022 da Copa Davis. No entanto, ainda que vença o duelo, a classificação não é imediata. Isso porque o Grupo Mundial I, no qual está a equipe atualmente, tem 12 confrontos e os oito vencedores com melhor ranking na Davis avançam direto para o playoff em março.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

As outras duas vagas serão decididas em confrontos entre as quatro equipes de pior ranking, em novembro deste ano. Isso acontece por uma mudança no regulamento da Copa Davis, uma vez que o Grupo Mundial passará de 18 para 16 participantes a partir de 2022. Ucrânia e Japão já estão classificadas no Grupo Mundial I, tendo vencido seus confrontos ainda no primeiro semestre.

Mais em Tênis