Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro joga bem, vence estreia e pega pedreira no Australian Open

Após boa vitória na estreia, Thiago Monteiro terá como adversário na segunda rodada o russo Andrey Rublev, oitavo colocado do ranking mundial

Thiago Monteiro precisou de apenas três sets para vencer a estreia do Australian Open

Depois de mostrar ótimo desempenho na semana passada ao chegar na semifinal do Great Ocean Road Open, ATP 250 de Melbourne, Thiago Monteiro começou muito bem no Australian Open. O brasileiro derrotou com autoridade o eslovaco Andrej Martin com parciais de 7/6 (8/6), 6/1 e 6/2 em 1h52 de jogo. O próximo adversário do tenista cearense será o russo Andrey Rublev, número oito do mundo.

“Foi uma ótima vitória, joguei firme e muito consistente. Menos no primeiro set, que o adversário teve um bom game de devolução, arriscou e quebrou quando eu saqueo pro set. Mas me mantive forte mentalmente no tie-break e salvei dois set points, o que foi muito importante depois. Me deu confiança e consegui me soltar nos sets seguintes. Estou muito feliz pela primeira vitória aqui na Austrália, é sempre bom conseguir vitórias em Slams”, disse Thiago, satisfeito com o desempenho na estreia.

O JOGO

Thiago Monteiro só teve dificuldades maiores no primeiro set. Sacando muito bem, o brasileiro conseguiu se impor, enquanto Andrej Martin encontrava dificuldades para confirmar seu serviço.

Numa das primeiras oportunidades que teve, Thiago Monteiro conseguiu uma quebra e abriu vantagem de 4 a 2. Quando sacou para fechar em 5/4, no entanto, o brasileiro não conseguiu fazer seu serviço bem feito e teve o saque quebrado sem sequer pontuar no game.

Andrej Martin chegou a virar a 6/5, mas, na sequência, Thiago Monteiro recuperou a constância de seu saque para empatar em 6/6 e levar o jogo para o tie-break.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

No desempate, Thiago Monteiro começou melhor e fez 4 a 2, mas o eslovaco marcou quatro pontos seguidos e teve dois sets point a seu favor. O brasileiro não só evitou o adversário de vencer o primeiro set como marcou mais dois pontos que o fizeram vencer por 8/6.

No segundo set, Thiago Monteiro conseguiu quebrar Andrej Martin em duas das três vezes em que o eslovaco sacou e confirmou todos os seus serviços, fechando em 6/1.

No terceiro set, Andrej Martin voltou a confirmar seu saque logo no primeiro game e fez 1/0, mas Thiago Monteiro voltou a quebrar duas vezes o adversário para fazer 5/1. O eslovaco pontuou de novo no sétimo game, mas, no oitavo, o brasileiro sacou para fechar e, novamente, não deu chances para o adversário e acabou com a partida em 6/2.

ANDREY RUBLEV

Na segunda rodada do Australian Open, o tenista cearense terá pela frente uma pedreira. Thiago Monteiro vai efrentar o russo Andrey Rublev, oitavo do mundo, que venceu na estreia o alemão Yannick Hanfman, 101º colocado no ranking mundial, com parciais de 6/3, 6/3 e 6/4 em 1h42 de jogo, partida em que ele conseguiu incríveis 17 aces. Os tenistas já se enfrentaram uma vez, no qualifying do challenger de Munique em 2019, disputado no saibro, com vitória de Monteiro em dois sets a um.

Rublev tem 23 anos e teve como melhores desempenhos em Grand Slam as quartas de final no US Open de 2017 e 2020 e em Roland Garros no ano passado. A melhor participação do jovem russo no Australian Open aconteceu no ano passado, quando ele chegou às oitavas de final.

Em 2020, Rublev ganhou cinco dos sete títulos de sua carreira em torneios da ATP: Viena, São Petersburgo, Hamburgo, Adelaide e Doha. No último final de semana, Rublev fez parte da equipe da Rússia que conquistou o título da ATP Cup ao derrotar a Itália na final.

DUPLAS E RANKING

Além do torneio de simples do Australian Open, Thiago Monteiro também está na disputa de duplas. Ao lado do australiano John Millman, o brasileiro disputará a sua primeira chave de duplas de Grand Slam da carreira. “Foi o Millman que me convidou para jogar duplas, a gente tinha um ranking bom para entrar. É muito bom conseguir jogar, é mais jogo e mais ritmo. Me sinto muito bem fisicamente, então será uma experiência boa”, finalizou Thiago, contente com a oportunidade.

Outra boa notícia desta última segunda-feira para Thiago foi que o tenista número um do Brasil ganhou nove posições no ranking após a campanha no ATP 250 de Melbourne. Chegando até a semi, Monteiro somou pontos e voltou a atingir a 74ª posição, igualando o melhor ranking de sua carreira.

Mais em Tênis