Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad e Carol Meligeni avançam à chave principal em Potchefstroom

As brasileiras Bia Haddad Maia e Carolina Meligeni precisaram passar por rodada dupla nesta segunda para avançar à chave principal em Potchefstroom

Bia Haddad Maia e Carolina Meligeni estrearam nesta segunda-feira no ITF de Potchefstroom, na África do Sul. As duas brasileiras tiveram que vencer dois jogos cada pelo qualifying para se classificar para a chave principal do torneio.

Quem teve mais dificuldade para avançar foi Bia Haddad Maia. A tenista estreou com um vitória muito tranquila por duplo 6/0 contra a sul-africana Tanika Panaino, de 19 anos, em apenas 48 minutos. O jogo duro foi pela segunda rodada contra Valeria Bhunu, do Zimbabué, que só terminou depois de 2h12 e foi definido em três sets.

O primeiro set começou parecido com a partida de estreia. Bia Haddad Maia abriu 5/0 com tranquilidade e acabou fechando a parcial em 6/1. As coisas começaram a se complicar no set seguinte, quando Valeria Bhunu quebrou o saque da brasileira logo no primeiro game.

+Bruno Soares e Jamie Murray faturam título na Austrália na reestreia da dupla

Logo depois, a brasileira devolveu a quebra e empatou em 2/2, mas a tenista do Zimbabué mostrou sua força, venceu mais dois games com a brasileira no saque e fechou o segundo set em 6/3.

Com o empate, a decisão da vaga na chave principal foi definida no super tie-break. Bia Haddad Maia chegou perto da vitória ao fazer 8 a 5, mas levou quatro pontos seguidos e Valeria Bhunu ficou a um de fechar a partida. A brasileira, no entanto, reagiu, marcou três vezes seguidas e garantiu o resultado por 10/8.

“Estou muito feliz, mesmo não tendo me sentido 100% tenisticamente hoje. O principal é que foi um jogo em que eu fiquei em todos os pontos. Estou feliz de estar de volta ao circuito, não é fácil voltar de uma cirurgia após apenas três meses e também conseguir fazer o calendário no meio da pandemia. Estamos nos adaptando do jeito que dá. Realmente só tenho coisas positivas a dizer, e agora tenho mais uma oportunidade de melhorar o que fiz nesses dois primeiros jogos. Tive alguns vacilos na segunda partida, mas faz parte”, resumiu a tenista, feliz por estar de volta às quadras.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Já Carolina Meligeni venceu os dois jogos com mais tranquilidade do que Bia Haddad Maia, sem perder nenhum set. Primeiro, passou pela sul-africana Heike Van Vuuren com um duplo 6/2 em 1h23. Depois, na segunda rodada, derrotou a britânica Eden Silva pot 6/4 e 6/3 em 1h35.

Carolina Meligeni Carol Meligeni tênis Copa BRB ITF do Cairo Egito
Carolina Meligeni venceu dois jogos sem perder nenhum set (greenfilmes/instagram/carolmeli)

“Foi um bom primeiro jogo. Sabia das condições bem diferentes, jogando na quadra rápida e na altitude, mas consegui fazer bons treinos antes, administrei bem a tensão da estreia e joguei melhor que ela nos pontos importantes”, explicou Carol Meligeni, que admitiu mais dificuldades no segundo jogo do dia.

 “Estive à frente nos dois sets, mas me compliquei em alguns momentos. O mais importante foi ter conseguido uma boa vitória que me permitiu entrar na chave principal. Agora é descansar, pois nunca é fácil encarar rodada dupla.”

Além do ITF de Potchefstroom, teve participação brasileira em Antalya. Matheus Pucinelli foi derrotado pelo francês Maxime Mora por 7/5 e 6/2 e está eliminado do torneio.

Mais em Tênis