Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro avalia temporada e traça planos para 2021

O tenista Thiago Monteiro participou do Challenger de São Paulo nesta semana e foi eliminado na quarta-feira (25), nas oitavas de final. O brasileiro fará sua pré-temporada em Comandatuba

O brasileiro Thiago Monteiro decidiu finalizar sua temporada de 2020 e divulgou a notícia nesta quinta-feira (26). Eliminado nas oitavas de final do Challenger de São Paulo, pelo francês Maxime Janvier por 2 sets a 1, 7/6(5), 6/7(4) e 6/4, o atleta número 1 do Brasil e 84ª no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) optou por iniciar suas férias ao invés de participar do Challenger de Campinas de tênis, na próxima semana
Em 2020, Thiago Monteiro fez sua melhor campanha em Roland Garros ao chegar na terceira rodada (Marcello Zambrana/DGW)

O brasileiro Thiago Monteiro decidiu finalizar sua temporada de 2020 e divulgou a notícia nesta quinta-feira (26). Eliminado nas oitavas de final do Challenger de São Paulo, pelo francês Maxime Janvier por 2 sets a 1, 7/6(5), 6/7(4) e 6/4, o atleta número 1 do Brasil e 84ª no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) optou por iniciar suas férias ao invés de participar do Challenger de Campinas de tênis, na próxima semana.

+ Menezes e Pucinelli duelam nas quartas do Challenger de SP

Thiago Monteiro encerrou a sua temporada 2020, um ano incomum para o esporte por conta da pandemia do coronavírus. Apesar disso, o tenista fez a sua melhor campanha em Grand Slams da carreira, alcançando à terceira rodada em Roland Garros. Com isso, o brasileiro encerrou um jejum de cinco anos do tênis brasileiro em chaves de simples de “majors”. Além disso, foi campeão do Challenger de Punta del Este e vice no Challenger de Forli.

“Foi um ano diferente, por conta da pandemia. Acho que tive um início bom, apesar de dois resultados que não eram esperados, que foram em Buenos Aires, que poderia ter ido à final, e no Rio, que poderia ter ido mais longe. Voltei a ganhar jogos em ATPs, fiz jogo duro contra o Isner no Aberto da Austrália, que poderia ter avançado. Ganhei um Challenger e estava com ritmo e confiança, mas veio a paralisação”, relembrou.

+ Melo e Kubot concorrem a prêmio de dupla favorita do público

“Tive que me adaptar, já que não podia ir para a Argentina. Não vi meu treinador por seis meses, só fomos nos encontrar nos Estados Unidos. Lá, fiz bons jogos, mas infelizmente não tive muitas vitórias. Mas depois tive o Challenger na Itália e Roland Garros, que foi a melhor semana do ano e o meu melhor resultado em Grand Slam. Contando apenas a pontuação do ano, se não me engano, fiquei no top 50, o que é positivo”, avaliou.

Planos para 2021

Thiago Monteiro está de férias e já definiu sua meta para 2021 (Marcello Zambrana/DGW)
Thiago Monteiro está de férias e já definiu sua meta para 2021 (Marcello Zambrana/DGW)

Após definir que não joga mais em 2020, Thiago Monteiro projeta sua temporada do próximo ano e traça planos. O tenista brasileiro irá descansar nas suas férias e, em seguida, partirá para o Transamerica Resort Comandatuba, no litoral sul da Bahia, onde realizará a sua pré-temporada ao lado de Bruno Soares, Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva, Beatriz Haddad Maia, tenistas juvenis e convidados.

“Agora é tentar recarregar e me programar melhor para o ano que vem. Vai ter toda essa questão da pandemia, protocolos e novas adaptações para viagens ainda, mas é se preparar da melhor maneira possível para já sair o ano com tudo. A próxima temporada vai ser um divisor de águas. Sinto que estou jogando bem e é nos grandes palcos que você realmente faz a diferença no ranking, então o meu foco será esse”, concluiu Thiago Monteiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Canhoto, Thiago Monteiro está com 27 anos. O cearense iniciou no tênis aos oito anos de idade. Ele conquistou sua primeira vitória em torneio ATP em 2016, no Rio Open, ao bater o francês Jo-Wilfried Tsonga. O tenista alcançou as primeiras quartas no Brasil Open, no mesmo ano, chegando ao top 100 pela primeira vez. O seu melhor ranking veio em 2017, na posição de 74º. Em 2020, atingiu a primeira semifinal de ATP da carreira, em Quito.

Mais em Tênis