Siga o OTD

Tênis

Fim da temporada tem Stefani em alta e Bia Haddad em recuperação

Destaques para o 33º lugar de Luisa Stefani nas duplas e o 358º de Bia Haddad, que se recuperou no ranking após a suspensão por doping

stefani haddad wta ranking
Stefani e Haddad enchem o tênis feminino de esperança para 2021 (montagem/OTD)

Após 27 eventos em 14 países diferentes, incluindo três Grand Slams, a temporada 2020 da WTA (Associação de Tênis Feminino), afetada pela pandemia, foi encerrada com Luisa Stefani 33ª posição do ranking entre as duplistas e Bia Haddad na 358ª posição na simples.

Ainda restam alguns eventos da ITF (Federação Internacional de Tênis) e torneios da série 125 k, mas a elite do tênis feminino mundial já pensa e se arma para 2021.

Tradicionalmente, os rankings WTA são baseados em um sistema de 52 semanas com resultados dos melhores 16 torneios de um jogador para solteiros e 11 para duplas.

Como a temporada foi interrompida em março devido à pandemia global de COVID-19, a WTA congelou o ranking, permitindo que os pontos se estendessem além da janela tradicional de 52 semanas.

De acordo com o sistema revisado, a classificação de uma jogadora é composta de seus melhores 16 resultados em simples e os melhores 11 resultados em duplas com base nos pontos ganhos entre março de 2019 até dezembro de 2020.

Luisa Stefani - Coronavírus
Luisa Stefani é a melhor mulher brasileira no ranking mundial (Instagram/luisastefani)

A nossa estrela

Sem dúvida alguma, Stefani é o principal nome brasileiro no tênis feminino na atualidade. Ela provou na temporada 2020 que tem chances de figurar entre as melhores nas duplas. Seu salto no ranking mundial foi astronômico.

Em 2019, Stefani terminou a temporada na 75ª posição no ranking individual de duplas e agora já ocupa o 33º lugar. Em 2020, Stefani ganhou um WTA em Lexington, chegou a outras duas finais e fez bons resultados em Grand Slam, com destaque para as quartas de final do US Open.

De volta!

A número 2 do Brasil em simples é Bia Haddad, que termina 2020 no 358º lugar. A tenista cumpriu dez meses de suspensão por doping. Ela poderia voltar a jogar em maio, mas a pandemia atrasou seu retorno. Somente em maio Bia Haddad voltou ao circuito.

Bia Haddad - ITF de Santarém - Thiago Monteiro
Bia Haddad fez uma grande retomada jogando e vencendo em Portugal (Instagram/ctsantarém)

E no retorno, ela aparecia no 1.339º lugar, o último no ranking da WTA. Com apenas seis torneios da ITF e quatro títulos, Bia Haddad subiu no ranking e retomou a confiança para a próxima temporada. A tenista passou por cirurgia e tentará retomar o posto de melhor brasileira em 2021

Por fim, em simples, a número 1 do Brasil ainda é Gabriela Cé. Em 2019, Cé era 243ª do mundo, teve uma pequena subida e fechou 2020 no 239º lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Mais em Tênis