Siga o OTD

Tênis

Menezes cai em RG; Luisa, Melo e Monteiro vencem na Europa

Brasil fica sem representante na chave de simples do Grand Slam. Luisa fará segunda semi seguida, enquanto Melo volta a vencer. Confira os destaques

João Menezes - Roland Garros
João Menezes era o último brasileiro disputando o quali de RG (Instagram/joaomenezes12/arquivo)

A quarta-feira (23) foi de sensações mistas para o tênis brasileiro. Em Roland Garros, João Menezes foi derrotado na segunda rodada do quali e deu adeus ao Grand Slam. Já em Estrasburgo, Luisa Stefani manteve a boa fase e passou para a semifinal. Thiago Monteiro venceu no Challenger de Forlí, e Marcelo Melo avançou no ATP 500 de Hamburgo. Confira os principais destaques do dia.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

João Menezes desperdiça chances e dá adeus à RG

Campeão do Pan de Lima-2019, João Menezes era o único brasileiro vivo na busca por uma vaga na chave principal de Roland Garros. No entanto, ele perdeu para o português Frederico Silva em sets diretos, por 7/6 (4) e 7/6 (2).

João Menezes sacou para fechar o segundo set em duas oportunidades, mas desperdiçou ambas. O português conseguiu forçar o tie-break e acabou levando a melhor na penúltima rodada do quali de Roland Garros.

Se em simples o Brasil não terá representantes, depois das derrotas de João, Thiago Wild e Gabriela Cé, a chave de duplas de Roland Garros será recheada de atletas nacionais. No feminino, a representante será Luisa Stefani, enquanto no masculino, competirão Marcelo Melo, Marcelo Demoliner e Bruno Soares.

Luisa Stefani avança para mais uma semi

Luisa Stefani - Roland Garros - Marcelo Melo
Luisa e Hayley têm dois títulos na temporada (Instagran/sanjaydaddy)

Enquanto a chave principal de duplas não começa em Roland Garros, Luisa Stefani segue em alto nível. Ao lado da parceira Hayley Carter, a brasileira venceu a dupla de Sloane Stephens, dos EUA, e Jil Teichmann, da Suíça, por 6/2 e 6/4, avançando para a semifinal do WTA de Estrasburgo, na França.

Agora, Luisa Stefani e Hayler Carter, cabeças de chave 4, tentarão a revanche contra a dupla cabeça de chave 2 do torneio, a canadense Gabriela Dabrowski e a letã Jelena Ostapenko. No Australian Open, as rivais venceram em três sets nas oitavas.

“Muito boa vitória hoje. Duas ótimas simplistas, mas muito boas jogadoras. Acho que foi dos meus jogos favoritos dos últimos tempos, talvez desde a volta do circuito. A meta dessa semana era treinar, obviamente entrando na quadra para ganhar, ajustar coisas em nosso jogo para vencer as melhores duplas. Foi mais uma vez isso. Saquei muito bem hoje, devolvi melhor do que venho devolvendo, Haylay também. No geral foi um jogo bem divertido, gostoso de jogar, então muito feliz”, celebrou a número 33 do mundo nas duplas.

Essa é a segunda semifinal seguida no circuito da WTA de Luisa e Hayley, que alcançaram a mesma fase na semana passada, no Premier de Roma. Foi o melhor resultado da brasileira na carreira até hoje. Além disso, elas já têm dois títulos na temporada.

Marcelo Melo avança em Hamburgo

Marcelo Melo - Roland Garros - Luisa Stefani - Thiago Monteiro
Melo e Kubot vinham de derrota na estreia do US Open (Instagram/marcelomelo83)

Marcelo Melo espantou a má fase, pelo menos por enquanto. Depois de ser eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Cincinnati e na estreia do US Open, o brasileiro estreou com vitória no ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha.

Ao lado do parceiro Lukasz Kubot, eles venceram os alemães Yannick Hanfmann e Mats Moraing por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (6), 1/6 e 10/5. Com o resultado, os cabeças de chave 3 do torneio avançam às quartas de final e vão encarar John Peers e Michael Venus.

Melo é o único brasileiro em Hamburgo, já que Marcelo Demoliner acabou deixando a competição por problemas pessoais.

Monteiro e Clezar nas quartas

Thiago Monteiro - Guilherme Clezar - João Menezes
Clezar passou por batalha longa para avançar em Forlí (Instagram/guiclezar)

Mais sete brasileiros estiveram em quadra em challengers na Europa. Em Forlí, na Itália, Thiago Monteiro e Guilher Clezar avançaram, enquanto Pedro Sakamoto e Thomaz Bellucci foram eliminados.

Depois de furar o quali e vencer o cabeça de chave número cinco na estreia da chave principal, Thiago Monteiro conquistou mais uma vitória. Desta vez, no entanto, o triunfo veio mais suado. O brasileiro precisou virar o jogo para derrotar o italiano Riccardo Bonadio com parciais de 2/6, 7/6 (2) e 6/4, após 2h55 de jogo.

Assim, o Thiago Monteiro avançou para as quartas de final do torneio e terá pelo frente o estadunidense Alexander Ritschard, algoz de Pedro Sakamoto, que perdeu por 5/7, 6/3 e 6/1. Será o primeiro confronto entre eles. Além disso, com a derrota de um dos favoritos, Frances Tiafoe, Monteiro agora é o segundo atleta melhor rankeado em Forlí.

Guilherme Clezar, por sua vez, enfrentou uma dura batalha, mas venceu o argentino Federico Coria, número 98 do mundo, com parciais de 7/6 (6), 6/7 (4) e 6/4. Agora, o brasileiro enfrenta Andrea Pellegrino nas quartas de final.

Por fim, Thomaz Bellucci enfrentou Andreas Seppi, número 97 do mundo, e foi derrotado pelo italiano pela quarta vez na carreira. Nesta quarta, o placar foi 2 a 0, com parciais de 7/5 e 6/3.

Meligeni avança e estreia no top 300

Felipe Meligeni - João Menezes - Thiago Monteiro
Meligeni está nas quartas pela segunda semana seguida (Instagram/femeligeni)

Já no Challenger de Sibiu, na Romênia, Felipe Meligeni segue num bom momento e também avançou às quartas de final, pela segunda semana seguida. Ele venceu o japonês Shuichi Sekigushi com tranquilidade, em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3.

Com o resultado, Meligeni entra pela primeira na carreira no top 300 e já é o sexto melhor brasileiro no ranking. Agora, ele encara o argentino Tomas Martin Etcheverry.

Orlando Luz, no entanto, não teve o mesmo sucesso e acabou derrotado pelo tunisiano Malek Jaziri por 2 a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (3). Além disso, Orlandinho também esteve em quadra nas duplas, ao lado do compatriota Rafael Matos, mas eles foram derrotados na estreia.

Mais em Tênis