Siga o OTD

Tênis

João Menezes avança no quali de Roland Garros; Stefani vence

Ele é o único brasileiro na briga por uma vaga na chave principal de simples do Grand Slam francês. Stefani segue vencendo, Bia sobe no ranking e muito mais

João Menezes - Roland Garros - Gabriela Cé
João Menezes é o número 189 do ranking da ATP (Instagram/joaomenezes12/arquivo)

O brasileiro João Menezes estreou com vitória qualifying de Roland Garros nesta terça-feira (22) e segue vivo na briga por uma vaga na chave principal do Grand Slam. No WTA de Estrasburgo, Luisa Stefani venceu de virada e avançou para a segunda rodada. E por fim, Bia Haddad já aparece no top 500 do ranking. Confira os principais destaques do dia no tênis brasileiros.

Quali de Roland Garros

Ao contrário de Thiago Wild, que não confirmou o favoritismo e foi eliminado ainda na estreia do quali, João Menezes começou com o pé direito. O campeão de Lima-2019 derrotou o egípcio Mohamed Safwat em sets diretos, com parciais de 7/6 (2) e 6/1.

Agora, o mineiro de 23 anos e número 189 do mundo terá pela frente na segunda rodada o português Frederico Silva, atual 193 do mundo. Eles já se enfrentaram uma vez no circuito, em 2014, com vitória do português.

Além de João Menezes, Gabriela Cé disputou a primeira rodada do quali de Roland Garros e foi derrotada depois de uma dura batalha contra Elista Kostova, da Bulgária.

O placar foi 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/2. A brasileira chegou a ter 4 a 0 e 5 a 2 no primeiro set, mas acabou sofrendo a virada. Como consolo, venceu o primeiro set em Grand Slam na carreira.

Luisa vence de virada

Luisa Stefani
Luisa Stefani é a atual número 39 do mundo nas duplas (Instagram/hayleyncarter)

Depois de fazer semifinal no Premier de Roma, o melhor resultado da carreira até aqui, Luisa Stefani já está de volta às quadras. A brasileira e a parceira Hayler Carter se preparam para a chave principal de Roland Garros na semana que vem e estrearam com vitória no WTA de Estrasburgo, na França.

Elas tiveram trabalho, mas venceram de virada a japonesa Miyu Kato e estadunidense Sabrina Santamaria, com parciais 6/7 (4), 6/3 e 10-8, em 1h39 de jogo.

Cabeças de chave número 4, Luisa Stefani e Hayler Carter terão agora pela frente a suíça Jil Belen Teichman e Sloane Stephens, dos EUA, que têm mais destaque em simples.

Bia Haddad sobe no ranking

Bia Haddad
Bia Haddad venceu dois torneios em três semanas (Instagram/biahaddadmaia)

Depois de 13 meses longe das quadras, Bia Haddad voltou com tudo ao circuito e já começa a reação no ranking. A paulista caiu para a última colocação da lista, ficando com apenas dois pontos, mas os resultados nas três últimas semanas já renderam mais de 800 posições.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Bia Haddad foi campeã dos ITFs de Montemor e Santarém, além de vice em Figueira da Foz, vencendo 14 dos 15 jogos que disputou. Assim, na atualização do ranking desta semana, ela já aparece no top 500, ficando na 468ª posição.

Brasil em Challenger e ITFs

No Challenger de Sibiu, na Romênia, Orlando Luz estreou com vitória. Ele superou o atleta da casa Vlad Victor Cornea por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 3/6 e 6/2. Agora, ele encara o turco Malik Jaziri, cabeça de chave número sete, nas oitavas de final.

Ainda em Sibiu, Felipe Meligeni, que já havia avançado em simples, avançou também nas duplas. Ele e Fernando Romboli venceram Benjamin Lock e Roberto Ortega 7/6 (0) e 6/3 e esperam a definição dos próximos adversários.

No ITF W15 de Porto, em Portugal, duas duplas brasileiras avançaram nesta terça-feira (22). Cabeças de chave número um, Carol Meligeni e a espanhola Marina Bassols Ribera venceram as búlgaras Petia Arshinkova e Gergana Topalova em sets diretos, por 6/3 e 6/2. Agora, elas enfrentam as espanholas Celia Ruiz e Maria Carrasco.

Já as cabeças de chave número dois, Rebeca Pereira e Barbara Gatica, superaram então a ucraniana Elisabet Hamaliy e a espanhola Almudena Fernandez por 6/1 e 6/2. Agora encaram a dupla Himeno Sakatsume e Julia Payola.

Ingrid Martins, no entanto, acabou derrotada ao lado da japonesa Lily Yuriko pela polonesa Martyna Kubka e a ucraniana Valeryia Strakhova por 6/1 e 6/2.

Já no ITF M15 de Castelo Branco, os cabeças de chave número dois Igor Marcondes e Matheus Alves venceram na estreia das dupla o também brasileiro João Lucas da Silva e o chileno Gonzalo Lama, por 6/4 e 6/3.

Por fim, Wilson Leite e Matheus Pucinelli também avançaram nas duplas, derrotando os cabeças de chave número um, Gonçalo Falcão e Patrick Niklas-Salminem por 1/6, 7/6 (11-9) e 11/9. Victor Bino, no entanto, acabou eliminado junto do parceiro Valentin de Carvalho.

Mais em Tênis