Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano vence e está nas oitavas de final do Mundial

Calderano precisa dos sete sets para avançar e iguala a melhor campanha do país em um Mundial de tênis de mesa

Hugo Calderano Mundial de tênis de mesa WTT Cup Finals
Hugo Calderano volta a alcançar as oitavas de final de um Mundial. Foto: WTT.

Ele está nas oitavas! Em mais um dia de jogos pelo Mundial de tênis de mesa, realizado nos Estados Unidos, o Brasil conseguiu vencer. Depois de ser o único a triunfar na segunda rodada, Hugo Calderano superou o belga Cedric Nuytinck, por 4 sets a 3, e se garantiu nas oitavas de final, igualando o melhor resultado do país em um Mundial. O próximo duelo do brasileiro será contra Darko Jorgic, da Eslovênia, atual número 23 do mundo.

-Música e presença das raízes da Colômbia marcam a abertura dos Jogos de Cáli

A etapa seguinte do Mundial é a barreira onde ele e outros dois mesa-tenistas brilhantes pararam em anos anteriores. Após bater o chinês campeão mundial Ruo Guotan, em Pequim, no ano de 1961, Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, caiu nas oitavas de final daquele ano. Claudio Kano, em 1987, na cidade de Nova Déli, também encerrou ali a sua participação. E o próprio Calderano, em Budapeste, no torneio de 2019, parou diante do chinês Ma Long.

Desta vez, as chances de ir além são grandes. Calderano é o cabeça de chave número 3 do evento e vai encarar o esloveno Darko Jorgic, número 23 do mundo. Um adversário bem conhecido, já que se enfrentaram algumas vezes quando o brasileiro atuava na Bundesliga, a liga alemã. Já os dois confrontos internacionais entre eles aconteceram neste ano, com uma vitória para cada lado, sendo que no último duelo, no WTT Star Contender do Catar, o carioca levou a melhor (ele também venceu o torneio).

O jogo

Pelos 16 avos de final do Mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano teve pela frente o belga Cedric Nuytinck, atual número 75 no ranking mundial. Na primeira parcial, após um início equilibrado, o brasileiro encontrou seu ritmo, abriu vantagem e confirmou a vitória por 11 a 6. Atrás do placar da partida, o mesatenista da Bélgica foi um pouco mais agressivo no início do segundo set e abriu vantagem no marcador. Na sequência, Calderano cresceu, aproveitou melhor as oportunidades e virou o placar para 7 a 6. Na parte final, o brasileiro manteve o ritmo e confirmou a vitória por 11 a 8, fazendo 2 sets a 0.

Na terceira parcial, Cedric foi para o tudo ou nada e conseguiu abrir vantagem no começo do set, fazendo 6 a 2. Na sequência, mais uma vez, Calderano conseguiu cortar a desvantagem e a diferença ficou em dois pontos, com 8 a 6. Contudo, o belga voltou a aproveitar melhor os erros e fechou o set em 11 a 6.

No set seguinte, Nuytinck foi melhor no começo mais uma vez e chegou a abrir 5 a 1. Hugo Calderano reagiu em seguida e colocou a diferença em apenas dois pontos, com 7 a 5. Na parte final da parcial, o mesatenista soube manter a vantagem de dois pontos e em um erro do brasileiro fechou em 11 a 8, empatando o duelo em 2 a 2.

Com a partida empatada, Hugo voltou para a mesa mais agressivo nas definições e se colocou em vantagem no marcador, com 5 a 2. Atrás do placar, o belga buscou uma reação e acabou errando ainda mais. Desta forma, o brasileiro se manteve na dianteira do marcador e fechou com 11 a 7.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com as costas na parede, Cedric começou o sexto set indo para cima e se colocou em vantagem no placar, com 4 a 2. Aproveitando melhor os erros, o belga abriu mais diferença, fazendo 8 a 3, e encaminhou o set. Jogando ponto a ponto, Calderano cresceu e deixou a diferença em 9 a 6. Apesar da reação de Hugo, Nuytinck manteve o ritmo, fechou em 11 a 6 e empatou em 3 a 3.

O desempate

Na última parcial da partida, Hugo Calderano começou melhor e fez 3 a 1 no placar. em seguida, forçando erros do adversário, o brasileiro deixou a diferença ainda maior, com 8 a 4, e encaminhou o set. Na parte final, tendo que cortar a desvantagem, Cedric seguiu errando e Calderano fez 11 a 5, confirmando a passagem para as oitavas de final do Mundial de tênis de mesa.

Mais em Tênis de Mesa