Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano vence e já faz a melhor campanha do país em um Mundial

Hugo Calderano venceu Dario Jorgic, da Eslovênia, por 4 sets a 1, e se garantiu nas quartas de final do Mundial de tênis de mesa, nos Estados Unidos

Hugo Calderano Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa campeão quarto lugar ranking mundial
(Santiago Regaira/ITTF Americas)

Fazendo cada vez mais história! Depois de ter entrado pela primeira vez no top 4 do ranking mundial, Hugo Calderano escreveu mais uma vez seu nome na história do tênis de mesa. Na noite desta sexta-feira (26), o brasileiro venceu o esloveno Dario Jorgic, por 4 a 1, e se tornou o primeiro do país a se classificar para as quartas de final de um Mundial de tênis de mesa. Em busca de um lugar na semi, Calderano terá pela frente o vencedor do duelo entre o chinês Liang Jingkun e o inglês Liam Pitchford.

A campanha de Hugo Calderano no Mundial de tênis de mesa de 2021 já supera os desempenhos de Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, em 1961, de Claudio Kano, em 1987, na cidade de Nova Déli e dele próprio em 2019.

“Foi muito bom, agradeço a todos que torceram durante o jogo e gritaram por mim nesse duelo. Foi uma atmosfera maravilhosa aqui. Tenho que esperar o próximo jogo, para saber quem será meu adversário, mas estou feliz com as minhas chances aqui no Mundial”, comentou o brasileiro após a vitória.

-Sandy Macedo é campeã no taekwondo e fatura quarto ouro do Brasil

Como foi o jogo

No primeiro set de partida, Dario Jorgic começou melhor, abriu vantagem no placar e soube controlar o ritmo do duelo. Apesar das tentativas de Calderano, o esloveno se manteve na dianteira do marcador e fechou em 11 8. Na segunda parcial, o brasileiro esteve com problemas nos primeiros pontos, mas cresceu na sequência e passou a controlar o duelo. Deste jeito, Hugo não teve dificuldades para fazer 11 a 6 e empatar o confronto em 1 a 1.

Diferente da segunda parcial, quando Jorgic começou melhor, Calderano ditou o ritmo nos primeiros pontos do terceiro set e colocou vantagem. Na sequência, conseguindo colocar todos seus golpes na mesa, o brasileiro seguiu na frente e fechou em 11 a 3.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na quarta parcial, o equilíbrio de uma oitavas de final de Mundial de tênis de mesa apareceu. Com Calderano e Jorgic sabendo aproveitar de seu momento no set, os dois mesatenistas mantiveram a igualdade no marcador. Na reta final, o brasileiro abriu uma vantagem e teve o set point. Contudo, o esloveno cresceu e salvou. Na série de “vai a dois”, Hugo voltou a ser superior e fechou em 13 a 11, fazendo 3 a 1 no jogo.

No quinto set, Hugo Calderano foi para a mesa com a “faca nos dentes”. Sem deixar o adversário respirar, o brasileiro foi completamente dominante e fechou em 11 a 2 e se garantiu entre os oito melhores do mundo.

Mais em Tênis de Mesa