Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Sem chineses, Dimitrij Ovtcharov e Mima Ito triunfam no Catar

O WTT Contender Doha abriu a temporada 2021 do circuito mundial de tênis de mesa

Os mesatenistas Ovtcharov e Ito, campeões no WTT Contender Doha
Os mesatenistas Ovtcharov (esq.) e Ito com os seus troféus no WTT Contender Doha, primeiro torneio internacional de 2021

O alemão Dimitrij Ovtcharov e a japonesa Mima Ito aproveitaram a ausência dos chineses (que cancelaram a participação devido a preocupações com a Covid-19) para triunfar no WTT Contender Doha. Número 12 do mundo, Ovtcharov eliminou três mesatenistas do top 10 no caminho ao título. Venceu o sueco Falck (№ 8) nas quartas, o japonês Morimoto (№ 5) na semi e o taiwanês Lin Yun-Ju (№ 7) na final. Aos 32 anos, Ovtcharov é dono de 4 medalhas olímpicas, ou seja: prata por equipes em Pequim-2008, bronze por equipes e no individual em Londres-2012 e bronze por equipes no Rio-2016. Em Doha, o alemão mostrou que está motivado para Tóquio-2020 e que ainda tem muita lenha para queimar.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Com um estilo peculiar na hora de sacar, em 2008 a revista Time listou o serviço do alemão como uma das melhores invenções do ano, sob o título: “O novo saque do tênis de mesa”. Isto é: mesmo após tantos anos, os saques de Ovtcharov seguem incomodando os adversários!

O mesatenista alemão Dimitrij Ovtcharov se prepara para sacar em Londres-2012
O alemão Ovtcharov se prepara para sacar em Londres-2012 (Divulgação)

Chave feminina

Já no feminino não houve grandes surpresas. Em uma decisão 100% japonesa, por exemplo, a cabeça-de-chave № 1 Mima Ito venceu Hayata Hina (№ 29 do ranking mundial) por 4 sets a 2. Nos Jogos do Rio-2016, então com 15 anos, Ito foi fundamental na conquista do bronze por equipes pelo Japão e é novamente uma das grandes apostas de medalha do país-sede para Tóquio-2020. Ela deve disputar o novo evento de duplas mistas ao lado de Jun Mizutani. Os atuais vice-líderes no ranking mundial das mistas são “pop” na “Terra do Sol Nascente”. Por exemplo, até apareceram na comédia romântica “Mixed Doubles (2017)”, que tem como pano de fundo justamente o mundo do… tênis de mesa!

Mima Ito comemora o bronze por equipes para o Japão no Rio-2016
Mima Ito comemora o bronze por equipes para o Japão no Rio-2016 (Divulgação)

+Duplas mistas em Tóquio, um ouro a mais no tênis de mesa

Time Brasil

Hugo Calderano (№ 6) perdeu nas quartas de final para o francês Simon Gauzy (№ 20). Companheiros no clube alemão Ochsenhalsen, Gauzy soma agora 4 vitórias em 5 jogos contra Calderano. E a única representante do Brasil entre as mulheres, Bruna Takahashi (№ 47) caiu diante da ucraniana Ganna Gaponova (№ 69) na 1ª rodada da chave principal.

+ O estilo defensivo de Ganna Ganopova

Enfim, com o WTT Contender Doha a temporada internacional de tênis de mesa começou em grande estilo. Parabéns aos campeões Dimitrij Ovtcharov e Mima Ito!

Mais em Blog da Lyanne Kosaka