Siga o OTD

Taekwondo

Brasil conquista 15 medalhas no Pan-Americano de taekwondo

João Victor Diniz e Carolina Araújo conquistaram ouros e Brasil foi ao pódio 15 vezes no Pan de taekwondo, no Rio

Brasileiros no pódio do Pan-Americano de taekwondo no Rio de Janeiro, com João Victor Diniz e Carolina Araújo
(Foto: Divulgação/CBTKD)

O Brasil conquistou 15 medalhas no Campeonato Pan-Americano de taekwondo, que aconteceu na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira (02). Foram dois ouros, com Carolina Araújo (53kg) e João Victor Diniz (68kg), quatro pratas e nove bronzes. O país terminou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, ficando atrás dos Estados Unidos e do Canadá.

João Victor Diniz superou a concorrência de 11 adversários para sagrar-se campeão na categoria até 68kg. Na final, ele derrotou o dominicano Bernardo Pié, atleta que estará presente nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Já Carolina Araújo ganhou a medalha de ouro ao derrotar a colombiana Luana Catalina Gallo na final da categoria até 53kg, que contou com a participação de 11 atletas.

Quatro brasileiros conquistaram medalhas de prata: Flávio Marques (53kg), que perdeu a final para o canadense Nithan Brindamohan; Gabriel Ramos (63kg), derrotado na decisão pelo venezuelano Yohandri Granado; Lucas Ostapiv (80kg), que caiu diante do estadunidense Carl Nickolas; e, por fim, Allif Souza (87kg), que perdeu para o canadense Jordan Stewart na finalíssima.

Já as medalhas de bronze vieram com aqueles atletas que caíram nas semifinais de suas respectivas categorias. Foram nove, sendo quatro no feminino e cinco no masculino: Nivea Barros (49kg), Isadora de Oliveira (57kg), Sandy Macedo (67kg), Milena Titoneli (67kg), Giovanni Aubin (53kg), Paulo Ricardo Melo (58kg), Filipe Almeida (63kg), Ícaro Miguel (87kg) e Patrik Pereira (+87kg).

Dentre os brasileiros que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, apenas Henrique Marques (80kg) competiu no Pan-Americano de taekwondo. Ele perdeu nas quartas de final e, assim, não conquistou medalha. Maria Clara Pacheco (57kg) e Caroline Santos (67kg) não competiram.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo