Siga o OTD

Taekwondo

Definida lista de pesos do Pré-Olímpico sem Maicon ou Ícaro

CBTkd escolhe Maria Clara Pacheco, Edival Pontes e Henrique Marques para o Pré-Olímpico. Maicon Andrade e Ícaro Miguel estão fora da Olimpíada

Edival Pontes, o Netinho, deve participar do Pré-Olímpico das Américas de Taekwondo
Edival Pontes, da categoria até 68kg, selecionado para o Pré-Olímpico (Foto: Wander Roberto/COB)

Nesta terça-feira (12), a Confederação Brasileira definiu as categorias onde irá enviar atletas no Pré-Olímpico das Américas de taekwondo. A CBTKd escolheu a categoria até 57kg no feminino e até 68kg e até 80kg no masculino. Surpreendeu a ausência da categoria acima de 80kg onde o Brasil tem o vice-campeão mundial Ícaro Miguel e o medalhista olímpico Maicon Andrade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil pode ter até quatro atletas no taekwondo nos Jogos Olímpicos de Paris, com no máximo dois por gênero. No feminino, o país já tem a vaga na -67kg, com Caroline “Juma” dos Santos classificada através do ranking olímpico. Assim, a opção da outra categoria feminina no Pré-Olímpico das Américas foi para os 57kg. A representante será Maria Clara Pacheco. Ela foi medalhista de bronze no Mundial de 2023 e é a atual vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos.

No masculino, a primeira categoria escolhida foi a até 68kg, onde o representante será Edival Pontes, o Netinho, vice-campeão mundial em 2022. A outra opção foi pela categoria até 80kg, onde o convocado deve ser Henrique Marques.

Escolhas

Chama atenção a ausência da categoria acima de 80kg, que foi o peso do masculino onde o Brasil ficou mais próximo de conseguir uma vaga através do ranking olímpico. Maicon Andrade terminou em sétimo lugar na lista, mas menos de10 pontos atrás do turco Emre Atesli que ficou com a última cota da categoria. Ícaro Miguel também ficou próximo da classificação, fechando na décima posição do ranking. Para efeito de comparação, Henrique Marques (-80) foi o 34º da lista, Netinho ficou em 10º lugar (-68), enquanto Paulo Melo foi o 12º na categoria até 58kg, que não foi escolhida

A decisão sobre as categorias brasileiras no Pré-Olímpico foi tomada na última quinta-feira (7), em uma reunião com membros da comissão técnica, departamento médico, de representante da comissão de atletas, além de membros da diretoria da entidade. A escolha veio “após análise dos dados técnicos e projeções de chaves apresentados pelo analista de desempenho da seleção, assim como os dados físicos e de saúde apresentados pela preparadora física e pela médica”, disse a CBTKd através de uma nota.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Taekwondo