Siga o OTD

Taekwondo

CBTKd confirma a escolha dos atletas que irão ao Pré-Olímpico

Maria Clara Pacheco (57kg), Edival Pontes (68kg) e Henrique Marques (80kg) serão os representantes do Brasil em busca da vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024

Edival Pontes, o Netinho, com banderia do Brasil após medalha no taekwondo no Pan de Lima em 2019
(Arquivo: Jonne Roriz/COB)

Através de um comunicado oficial, a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKd) anunciou a convocação dos três atletas que irão representar o Brasil no Pré-Olímpico das Américas da modalidade. A disputa do torneio, que vale vaga aos Jogos de Paris-2024, acontecerá entre os dias 9 e 10 de abril, na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana.

No feminino, a jovem Maria Clara Pacheco, de apenas 20 anos de idade, disputará a chave para as atletas até 57kg. Medalhista de bronze no último Mundial e prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, ela buscará ser a segunda atleta classificada pelo Brasil, já que Caroline “Juma” dos Santos garantiu seu lugar na chave até 67kg, através do ranking olímpico.

Entre os homens, o primeiro escolhido foi Edival Pontes, o Netinho, que representará o país no Pré-Olímpico na categoria até 68kg. Vice-campeão mundial em 2022, o lutador brasileiro possui quatro medalhas em Grand Prix e dois ouros em Jogos Pan-Americanos: um no individual em Lima-2019 e um no torneio por equipes de Santiago-2023, ao lado de Paulo Melo e Maicon Andrade. Além disso, na disputa da chave até 80kg, o jovem Henrique Marques, 20º colocado no ranking olímpico, foi o segundo atleta escolhido. Lembrando que cada país só pode levar à Paris quatro representantes no total, sendo dois de cada gênero.

Ausências significativas

A categoria masculina em que o Brasil esteve vai próximo de conseguir uma vaga através do ranking olímpico não será representada no Pré-Olímpico das Américas. Sétimo colocado na classificação geral, Maicon Andrade ficou a menos de 10 pontos de garantir o seu lugar no evento multiesportivo da capital francesa. Ademais, outro que se destacou no mesmo peso foi Ícaro Miguel, medalhista de prata no Mundial de 2019 e que finalizou no 10º lugar.

Segundo nota da CBTKd, a decisão pelos pesos ocorreu após a “análise dos dados técnicos e projeções de chaves apresentados pelo analista de desempenho, assim como os dados físicos e de saúde apresentados pela preparadora física e pela médica”. Além disso, outro critério utilizado foi o resultado dos brasileiros no US Open e no Canada Open, onde Henrique Marques levou um ouro e uma prata, Netinho foi duas vezes prata e Maicon acabou com uma segunda e uma terceira posição.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Taekwondo