Siga o OTD

Taekwondo

Paulo Ricardo Melo cai nas quartas do Grand Prix Final

Brasileiro venceu a primeira, mas caiu para espanhol na sequência. Maria Clara Pacheco perdeu para Jade Jones nas oitavas

Paulo Ricardo Melo durante luta no Grand Prix Final de taekwondo
(Foto: Miriam Jeske/COB)

O brasileiro Paulo Ricardo Melo caiu nas quartas de final do Grand Prix Final de taekwondo, em Manchester, na Inglaterra, neste sábado (2). Ele chegou a vencer uma luta pela categoria até 58kg, mas perdeu na sequência para o espanhol Adrian Vicente. Entre as mulheres, Maria Clara Pacheco perdeu para a bicampeã olímpica Jane Jones em sua estreia na categoria até 57kg.

Vindo da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, Paulo Melo foi o 11º cabeça de chave na categoria até 58kg do Grand Prix Final e taekwondo. A competição reúne apenas 16 atletas em cada uma das categorias olímpicas. Pelas oitavas de final, Paulinho enfrentou o húngaro Omar Gergely e ganhou os dois primeiros rounds, por 28/21 e por 20/18.

Já nas quartas de final, o potiguar encarou o espanhol Adrian Vicente, que é o terceiro colocado do ranking mundial e foi medalhista de bronze no Mundial deste ano. O europeu fez um primeiro round dominante e saiu vitorioso em 12/0. Na segunda parcial, o brasileiro equilibrou as ações, mas perdeu outra vez, agora por 7/4, e saiu derrotado da luta.

Diferente das demais etapas do Grand Prix, a etapa Final possui disputa de terceiro lugar. Assim, mesmo que Paulo Ricardo tivesse chegado na semifinal, ele ainda não teria uma medalha assegurada e precisaria lutar por um lugar no pódio. O atleta de 26 anos jamais medalhou nesta competição, mas foi bronze no Mundial de 2019.

Maria Clara Pacheco cai para estrela britânica

Maria Clara Pacheco no Grand Prix Final de taekwondo
Maria Clara Pacheco (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

Outra medalhista pan-americana que representou o Brasil no Grand Prix Final neste sábado foi Maria Clara Pacheco, pela categoria até 57kg. Fazendo sua primeira aparição na competição, ela teve uma pedreira logo em sua estreia: a britânica Jade Jones, que foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e na Rio-2016, além de ser dona de quatro medalhas mundiais.

Número 20 do ranking Maria Clara fez uma grande luta diante da estrela da casa. Ela venceu o primeiro round por 6/1 e vencia o segundo por 6/5 a oito segundos do fim, quando tomou a virada e perdeu por 9/6. Na última parcial, Jade Jones foi dominante e saiu vencedora em 15/2. Maria Clara Pacheco tem 19 anos de idade e foi medalhista de bronze no Mundial deste ano.

O Brasil ainda contará com a participação de mais quatro atletas neste Grand Prix Final de taekwondo. Caroline Santos e Milena Titoneli competem na categoria até 67kg, enquanto Ícaro Miguel e Maicon Siqueira estarão na categoria acima de 80kg. Eles entrarão em ação neste domingo (3), a partir das 7h (horário de Brasília). Caso cheguem nas semifinais, voltarão a competir às 10h30. As finais serão às 12h.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo