Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Débora Menezes e Lucas Moraes ganham a prata no Parapan

Débora Menezes e Lucas Moraes conquistaram a medalha de prata no último dia de finais do parataekwondo no Parapan de Santiago

Débora Menezes nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago
Foto: Diego Alvujar via Photosport

O Brasil encerrou sua participação no parataekwondo nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago com mais cinco medalhas. Neste sábado (25), no último dia de disputa da modalidade, dois brasileiros disputaram finais, ficando com a medalha de prata: Débora Menezes (+65kg) e Lucas Moraes (+80kg). As outras três medalhas do país foram de bronze, com Camila Macedo (+65kg), Pedro Neves (+80kg) e Claro Lopes (-80kg).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Débora Menezes iniciou sua campanha no Parapan de Santiago na semifinal da categoria acima de 65kg, onde enfrentou a cubana Lidia Montes. A brasileira dominou o confronto e venceu por 26 a 6. Em seguida, na final, Débora enfrentou a mexicana Fernanda Vargas. Em uma luta muito acirrada, a atleta do México acabou ficando com a vitória por 8 a 6. Na mesma categoria, o Brasil contou com a participação de Camila Macedo. Ela perdeu para Vargas por 5 a 3 e assim foi para a disputa da medalha de bronze. Na luta pela medalha, Camila venceu a peruana Laura Puntriano por 5 a 1 para garantir um lugar no pódio.
+ Confira a agenda de eventos de Santiago-2023
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Quatro medalhas no masculino

Na categoria acima de 80kg, o Brasil também teve dois representantes. Lucas Moraes estreou com vitória sobre o mexicano Francisco Pedroza por 23 a 2, enquanto Pedro Neves ganhou do cubano Dayan Sosa por 14 a 5. Dessa forma, ambos avançaram para a semifinal onde fizeram um duelo brasileiro por uma vaga na final. Lucas venceu por 17 a 13 e passou para a disputa do ouro, onde perdeu para o estadunidense Evan Medell, líder do ranking mundial, por 10 a 0. Pedro, por outro lado, foi para a luta do bronze onde superou o chileno Raúl Muñoz por 29 a 0.

Os brasileiros da categoria até 80kg perderam na semifinal e, portanto, foram para a disputa da medalha de bronze. Joel Gomes enfrentou Elliott Loonstra, de Aruba, mas acabou perdendo por 27 a 22 Em seguida, Claro Lopes ganhou do chileno Diego Carrillo por 30 a 2.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia