Siga o OTD

Santiago 2023

‘Tô triste, mas to feliz’; Paulo Melo volta ao pódio no taekwondo

Brasileiro perdeu na semifinal para o mesmo adversário de Lima, novamente no detalhe. Mas, no final das contas, coloca mais uma medalha de bronze na parede de casa

Paulo Melo bronze no taekwondo Santiago 2023
(Miriam Jeske/COB)

Santiago – “Tô muito feliz, mas fiquei um pouco frustrado quando perdi na semifinal”. Foi bem esse o misto de emoções que Paulo Melo sentia na saída de sua participação no taekwondo dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Participação premiada com uma medalha de bronze, mesma cor que ele havia conquistado em Lima 2019. “Vou ser bem sincero. Queria muito mudar a cor da medalha. Em Lima, o bronze foi bem mais saboroso, eram meus primeiros Jogos. Agora queria lutar pelo ouro”.

Curiosamente, a derrota em Santiago 2023 veio para o mesmo argentino de 2019, Lucas Guzman, e novamente bem apertada. Na capital chilena, a luta foi decidida pela checagem de vídeo, depois do cronômetro zerar. “Perdi para o mesmo adversário de Lima, de novo no detalhe. Mas precisei manter a cabeça erquida, porque não podia deixar o Brasil sem essa medalha. To muito feliz por ter contribuído com esse bronze, e nos próximos dias o pessoal do taekwondo vai estar mandando brasa e trazer mais medalhas”, disse, neste sábado (21), logo após finalizar o dia no Centro de Deportes de Contacto.

Ganhou, mas perdeu

Na semifinal, Guzman, que foi campeão em Lima, venceu o primeira da melhor de três rounds. No segundo, portanto, Paulo Melo precisava da vitória para forçar o terceiro e decisivo. E o brasileiro vinha ganhando com uma boa margem até que nos últimos segundos a luta ficou aberta com pontuações para os dois lados. Quando o cronômetro zerou, o placar marcava 13 a 12 para o brasileiro numa virada praticamente no último golpe. Praticamente, porque o técnico argentino pediu a checagem de vídeo e, após uma tensa espera, foi validado mais um golpe de dois pontos, e consequente vitória, para Guzman.

+ Quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

“Até eu fiquei sem entender o que rolou ali. Foi uma trocação de chutes muito rápida, que a arbitragem nem conseguiu computar a pontuação e acabou colocando uma extra para ele no final do tempo. Nos último segundos, nenhum árbitro levantou para a colocar a pontuação extra dele. Eu tinha vencido”. Sobre os outros dois rivais, também nada de novo no roteiro. “Já havia lutado com eles, são adversários comuns de a gente estar sempre enfrentando em campeonatos.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Corrida olímpica

O torneio de taekwondo de Santiago 2023 vale pontos para o ranking olímpico, mas não é por esse caminho que Paulo Melo pretende chegar nos Jogos de Paris. “Estou dependendo do classificatório pan-americano do ano que vem.” Pelo ranking olímpico, não vê mais chances de obter vaga. “Só entram os cinco melhores e infelizmente estou em nono. Mas estaremos na batalha do classificatório”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023