Siga o OTD

Taekwondo

Base do COB na França recebe equipe brasileira de taekwondo

Em preparação para o Open da Bélgica, seis atletas da seleção brasileira de taekwondo estiveram na base do COB em Saint-Ouen

Treinador e atletas de taekwondo enquanto treinam na base do COB
(Foto: Nathanael Mergui)

A base do Comitê Olímpico do Brasil (COB) na França, localizada na cidade de Saint-Ouen, próxima à Paris, recebeu entre os dias 12 e 15 de março, seis atletas da equipe nacional de taekwondo na preparação final para o Open da Bélgica. Além de treinamentos no local, que servirá de apoio para o Time Brasil durante os Jogos Olímpicos, o grupo participou de ações comemorativas aos 500 dias para Paris 2024, no último dia 14.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Roseli do Carmo é a nova diretora de basquete feminino da CBB

+ Hugo Calderano vai às quartas do Grand Smash de Singapura
+ Bia Haddad vai à semifinal de duplas em Indian Wells
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E TIK TOK

“A ambientação com o local será fator motivacional para os atletas que visam os Jogos Olímpicos, além de poder contribuir com sugestões na logística da nossa modalidade para Paris 2024”, destacou o diretor-técnico da Confederação Brasileira de Taekwondo, Henrique Precioso. “Além da satisfação em estar conhecendo e se ambientando com a base de apoio do COB, o período de treinamento na França coincide com a preparação para o Open da Bélgica e será de suma importância para ajustar os detalhes visando a competição que vale 20 pontos no ranking olímpico”, explicou.

Radar 2028

Foram selecionados para esta ação seis jovens atletas, entre 17 e 22 anos, que fazem parte do projeto Radar 2028 da CBTKD. O foco é nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, mas eles também têm potencial de classificação para Paris. Bryan Erkmann, Gabriel Ramos, Gabriel Pereira, Larissa Rossi, Luiz Felipe de Almeida e Sandy Macedo conheceram todas as instalações da base e testaram os espaços que vão servir de suporte em Paris 2024. 

Sandy Macedo enquanto treina na base do COB de Saint-Ouen
Sandy Macedo, campeã de Assunção-2022 e de Cali-2021 (Foto: Nathanael Mergui)

“Poder conhecer um pouco do que os atletas vão vivenciar nos Jogos Olímpicos traz uma energia maravilhosa e motivante para mim. A adaptação pré-jogos é importantíssima. Ter um descanso adequado, adaptação ao fuso horário, alimentação e treinamentos fazem parte total de toda preparação. Tendo tudo o que já estamos habituados e ainda mais estrutura, ficamos com a cabeça mais limpa para trabalhar e focar apenas para o grande dia. Acho muito legal essa iniciativa do de levar atletas para conhecer toda a base do COB para os Jogos”, afirmou a atleta Sandy Macedo, medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022. 

A programação dos brasileiros ainda incluiu um momento de interação com atletas de taekwondo franceses da região e apresentação para crianças de uma escola local. Após os últimos dias em Saint-Ouen, Gabriel Ramos se sente preparado para o Open da Bélgica. 

“Espero conquistar o ouro, claro, pois é para isso que nos preparamos. Vai ser uma grande competição, vão ter ótimos atletas, mas acreditamos no nosso trabalho e em tudo o que fazemos. Com certeza essa experiência na cidade que vai sediar os próximos Jogos servirá de inspiração para buscar a medalha”, finalizou.

Teste na base de apoio

O taekwondo foi a segunda modalidade a testar a base de apoio do COB na França. Em agosto de 2022, a seleção masculina de vôlei realizou a preparação final para o Campeonato Mundial em Saint-Ouen e também aprovou as instalações. Os atletas e a comissão técnica ficaram impressionados com a estrutura à disposição e, principalmente, com a proximidade das instalações. 

Em Saint-Ouen, o COB terá cinco instalações a apenas 600 metros da Vila Olímpica. Elas incluem Château Saint-Ouen, Escola Petit Prince; Parque das Docas, Ginásio das Docas e Serra Wangari. Dessa forma, cada um destes locais oferecerá serviços específicos no período dos Jogos.  

*De Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo