Siga o OTD

Taekwondo

Bryan Erkmann conquista bronze no Mundial Júnior

Bryan Erkmann vence três lutas, perde para coreano na semi e fatura medalha de bronze no Mundial Júnior

Bryan Erkmann Mundial Júnior de taekwondo
Bryan Erkmann pousa com a bandeira do Brasil (Foto: Divulgação)

O brasileiro Bryan Erkmann conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior de taekwondo, em Sófia, na Bulgária, neste domingo (07). Competindo na categoria acima de 78kg, ele superou três atletas e perdeu na semifinal para o sul-coreano Lyu Kuk Hwan, faturando o único pódio do Brasil na competição. Yasmin Assíria e Ana Beatriz Marrega também entraram em ação neste último dia de disputas.

+ Isaquias Queiroz fatura prata no C1 1000m do Mundial de canaogem

Estreando na fase de 16 avos, Bryan Erkamnn venceu o georgiano Ozdjan Pashaev na primeira rodada, vencendo dois rounds por 7/3 e 11/6, respectivamente. O paranaense voltou a ser dominante nas oitavas de final, batendo o canadense Aubert Le Bel por 6/0 e 10/5. Nas quartas, teve sua luta mais complicada, contra o egípcio Mohamed Aly. O brasileiro perdeu o primeiro round por 5/3 e precisou vencer os dois seguintes, com duplo 14/2. Já com a medalha garantida, perdeu para o coreano Lyu por 5/3 e 9/3.

Entre as outras brasileiras que competiram no dia, Yasmin Assíria (68kg) se lesionou durante sua primeira luta contra a ucraniana Mariia Dumina. Ela perdia por 7 a 0 no primeiro round, quando torceu o joelho esquerdo durante um golpe. A brasileira caiu chorando, com muita dor, e teve que ser retirada de maca. Já Ana Beatriz Marrega (+68kg) perdeu para a Agoritsa Kitsiou por 6/0 e 2/1.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil no Mundial

Com o fim das disputas, o Brasil encerra sua participação no Mundial Júnior com uma medalha, o bronze de Bryan Erkmann. O país tem, agora, 12 medalhas em Mundiais Júnior, sendo dois ouros, duas pratas, e oito bronzes. Nesta edição, o país contou com 19 atletas. Quem mais chegou perto do pódio foram Clara Simplício (42kg) e Enzo Paludo (59kg), que chegaram até as quartas de final.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo